É considerado um dos modelos míticos da história automóvel, o super-desportivo americano por excelência e fez ontem 60 anos. Falamos do famoso Corvette, cuja primeira unidade foi produzida em Flint, estado do Michigan, a 30 de junho de 1953. “Ao longo das últimas seis décadas, o Corvette tornou-se parte integrante da cultura americana e o preferido de estrelas de cinema, músicos e até astronautas”, afirma o vice-presidente da Chevrolet para a área de marketing, Chris Perry.
Para assinalar a data, a marca recorda alguns marcos históricos do Corvette:
– É o automóvel de passageiros há mais tempo em produção contínua no mundo – Chevrolet Suburban.
– Fez a sua estreia como concept-car na ‘General Motors Autorama’ a 17 de janeiro de 1957, em Nova Iorque. O sucesso foi tal que a 30 de junho desse mesmo ano saíam da fábrica as primeiras 300 unidades.
– Todos os Corvette de 1953 tinham a cor ‘Polo White’ com interior vermelho. O seu preço era de 3498 dólares. Em 2006, a terceira unidade produzida foi adquirida num leilão pela quantia de 1,06 milhões de dólares.
– Inicialmente, o Corvette estava disponível exclusivamente com um motor de seis cilindros em linha, o que aconteceu até 1955. A partir desse ano, o motor V8 opcional foi a escolha de 90 por cento dos clientes. O seis cilindros foi retirado em 1956. Desde aí, o Corvette passou a estar equipado exclusivamente como motorização V8.
– Nos seus primeiros dez anos, o Corvette estava disponível apenas na variante convertible (descapotável). O Corvette Stingray coupé de 1963, com tejadilho fixo ‘split window’ assinalava então a entrada da segunda geração do modelo. As vendas duplicaram e o modelo tornou-se o preferido para condução diária até por parte clientes que residiam em zonas mais frias.
– Até hoje foram produzidas cerca de 1,56 milhões de unidades do Corvette. O número 500 mil foi fabricado em 1977; o número 1 milhão em 1992; e o número 1,5 milhões saiu da linha de produção em 2009.
– Nenhum Corvette produzido em 1983 foi vendido ao público, uma vez que o anomodelo foi suprimido devido à preparação do então novo Corvette de 1984, que assinalou o início da quarta geração (C4). No entanto, 44 protótipos foram fabricados como modelos de 1983, um deles exposto actualmente no National Corvette Museum, em Bowling Green, Kentucky.
Motores: Corvette faz 60 anos
Um dos super-desportivos mais míticos nasceu há seis décadas.