![JNS-MA-20.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2020/02/1778300JNS-MA-20.jpg)
Lá diz o ditado popular que “o que é bom para o ventre é
mau para o dente”.
O melhor
conselho para uma mulher que pensa engravidar é visitar o seu médico dentista
para uma consulta de rotina e tratar qualquer problema oral antes de ficar
grávida.
Seja qual for a fase da gravidez, o importante para a futura mãe é reforçar os cuidados de higiene oral, certificar-se de que o médico dentista sabe que está grávida e manter as consultas de acompanhamento.
Durante a gravidez, os seus dentes precisam de uma atenção especial. Uma escovagem e uso do fio dentário regulares, fazer uma dieta equilibrada e visitar regularmente o seu dentista irá ajudar a reduzir os problemas dentários que acompanham a gravidez.
Durante a gravidez, há uma série de alterações no organismo da mulher que, associadas a algumas mudanças nos hábitos de vida podem levar ao aparecimento ou agravamento de problemas dentários como cáries e gengivites (a cor avermelhada e brilhante da gengiva, o sangramento e a inflamação).
As gestantes têm tendência a ingerir pequenas quantidades de alimentos, mas em maior número de vezes durante ao dia. Assim, a higiene oral costuma ficar prejudicada. Observa-se também uma queda do PH salivar, ficando a saliva mais ácida, esta alteração favorece a desmineralização do esmalte dentário e o aparecimento de mais cáries.
Manter os dentes bem limpos, sobretudo junto à linha gengival, vai ajudar a reduzir drasticamente – ou mesmo a prevenir – a gengivite durante a gravidez. Substituir os doces por alimentos mais nutritivos, como o queijo, os frutos ou vegetais frescos, será também melhor para os seus dentes.
Durante a gravidez podem ser realizados vários tratamentos. Quer a patologia seja uma cárie, um abcesso, uma gengivite ou uma periodontite, as terapias serão sempre adaptadas pelo médico dentista às diferentes fases da gravidez.
É aconselhável realizar os tratamentos durante o segundo trimestre (entre 14 e as 28 semanas de gestação). Durante o primeiro e o terceiro trimestre as consultas dêem ser realizadas apenas quando estritamente necessárias.
Nestas consultas durante a gravidez as futuras mães são instruídas sobre os cuidados de higiene oral que devem dispensar aos bebés desde o nascimento.
As alterações fisiológicas que normalmente ocorrem durante a gravidez, nomeadamente as provocadas por alterações hormonais normalmente regridem após o parto.