O design exterior é completamente novo.
Destacando a maior distância entre eixos e um peso reduzido, o design combina
as linhas fluídas e de proporções equilibradas para dar ao novo modelo uma
aparência mais sofisticada, mais Premium. Com 4620 mm de comprimento, 1775 mm
de largura e 1465 mm de altura, o novo Toyota é 80 mm mais comprido, 15mm mais
largo e 5 mm mais baixo do que o seu antecessor. A distância entre eixos
incrementou 100 mm e a posição de condução foi revista. O nível de ajustamento
de altura do banco foi aumentado de 15 mm para 60 mm e o nível de deslizamento
foi estendido de 200 mm para 260 mm. Nos bancos da frente, a posição de
condução está 5 mm mais avançada.
O aumento da utilização do aço ao longo da
carroçaria permitiu a aplicação de materiais mais leves noutros pontos tendo
como consequência a redução de 5.7 kg em cada unidade, sem prejudicar a rigidez
global.
O painel de instrumentos pode ser equipado
com dois tipos de mostradores, dependendo da versão escolhida. Os modelos das
versões Comfort e Exclusive estão equipados com três mostradores. O
conta-quilómetros, de tamanho grande e com posicionamento central, incorpora um
computador de bordo. A versão topo de gama apresenta dois mostradores com um
ecrã TFT multi-informação. Os mostradores nas versões Comfort e Exclusive
encontram-se destacados com aros cromados.
O novo sistema Touch & Go 2 apresenta um
novo ecrã, mapas atualizados de navegação, melhor orientação por voz,
visualização de tráfego e possibilidade de consulta ao portal de cliente
Toyota. O upgrade para o sistema Touch & Go 2 permite também atualizar a
unidade multimédia com a função de envio/receção de SMS no ecrã, incorporando a
exibição da imagem do contacto. Para tornar ainda mais personalizável o sistema
permite a instalação de aplicações no Touch & Go 2 disponíveis para
download, incluindo preço de combustíveis, tempo e informação de
estacionamento. Uma nova aplicação Twitter foi desenvolvida para permitir aos
proprietários Toyota contactar a sua rede social, que atualmente conta com 500
milhões de utilizadores.
O Corolla disponibiliza uma gama de motores
que inclui o diesel o 1.4 D-4D e dois blocos a gasolina – o 1.33 Dual VVT-i e
1.6 Valvematic. Todos os motores podem estar acoplados a uma caixa de velocidades
manual de 6 relações. A unidade 1.4 D-4D contempla possibilidade de estar
acoplado à transmissão automática MultiMode.
O bloco de 1.33 litros a gasolina é capaz de
produzir 99 CV e um binário máximo de 128 Nm às 3800 rpm. A notícia de que o
orçamento de estado para 2014 pretende equilibrar a variação de preço entre a
gasolina e o gasóleo abre espaço para reflexão e ponderação no momento de
aquisição de um automóvel novo. Disponível em Portugal apenas com caixa manual
de 6 relações este bloco 1.6 Valvametic desenvolve 132 CV e um binário máximo
de 160 Nm às 4400 rpm, averbando um consumo anunciado pela marca de 6 l/100km.
A motorização mais popular em Portugal, até
ao momento, o 1.4 D-4D encontra-se disponível com dois tipos de transmissão, a
caixa manual ou a caixa MultiMode (ambas de 6 velocidades). Cumprindo com as
normas de emissões Euro 5+, o bloco de 1329 cm3, debita 90 CV de potência e 205
Nm de binário entre as 1800 e as 2800 rpm.
Os sistemas de segurança ativa foram
melhorados através da adoção da última geração do sistema ABS e pedal de travão
com curso mais reduzido melhora a sensação mais precisa e uma melhor resposta
do sistema. Está disponível o Controlo de Tração (TRC) o Controlo de
Estabilidade (VSC), tal como a Assistência ao arranque em subida (HAC).
O novo Corolla está equipado com 7 airbags,
frontais para condutor e passageiro, um airbag para os joelhos do condutor,
dois airbags laterais dianteiros e airbags laterais de cortina em todo o
comprimento do habitáculo.
Os bancos dianteiros e traseiros apresentam
cintos de segurança com sistema ELR (Emergency Locking Retractor) e apoio em
três pontos. O ELR foi concebido para travar o cinto de segurança quando é
aplicada uma carga excessiva ao longo de uma força predefinida. Os cintos do
condutor e do passageiro da frente beneficiam ainda de um pré-tensor e de
função de limitadora de força. Durante a colisão, o limitador de força reduz
progressivamente a tensão do cinto de segurança, para reduzir o impacto no
peito dos ocupantes.
O Novo Corolla está equipado com sistema anti
chicote (WIL) nos bancos dianteiros para proporcionar proteção cervical, em
caso de colisão na traseira.
O preço deste modelo é muito interessante,
senão repare. O Corolla 1.33 Dual VVT-i Active custa 20.295 euros, na versão
Confort com o mesmo motor sobre ligeiramente para os 21.295 euros e a unidade
Exclusive vale 22.296 euros.
O Corolla 1,4 D-4D Active custa 23.950 euros,
o Confort ascende aos 24.850 euros e o Exclusive para os 25.950 euros. A
diferença entre o preço dos motores a gasolina/gasóleo é tão próxima que deixa
nas mãos do cliente escolher a opção se valoriza mais determinado motor ou mais
equipamento.