Nascido em Guimarães, filho de pai transmontano e de mãe minhota, José (Zé) Salgado da Silva Perdigão integrou desde cedo vários projetos musicais até que, em 2008, gravou o seu primeiro disco, Os Fados do Rock, produzido por José Cid. Na mesma altura, foi convidado por Francisco Ribeiro, membro fundador dos Madredeus entretanto falecido, a participar no CD Desiderata – A Junção do Bem. Em 2009 fez a primeira parte do concerto de José Cid no Campo Pequeno e no ano seguinte, também naquele espaço, abriu o concerto de Michael Bolton. Em Em 2012, gravou Sons Ibéricos, também produzido por Cid, e que já apresentou em países como o Chile, a Argentina e o Uruguai e leva ao Casino da Figueira Foz no dia 21 de fevereiro, às 22h00.
O CD: “Traz-os-Montes”, de Né Ladeiras
Prémio Zeca Afonso, este disco, de 1994, resulta da pesquisa de material relacionado com a música e a cultura tradicionais transmontanas, nomeadamente as recolhas efetuadas por Michel Giacometti e por Jorge e Margot Dias. A qualidade de temas como Çarandilheira e Beijai o Menino fazem deste um dos melhores discos de sempre da música popular portuguesa.
O FILME: “El Viaje de Carol”, de Imanol Uribe
Foi rodado em Portugal e Espanha, em 2002, e participei nele como ator/figurante, juntamente com o ator Rogério Samora e um sobrinho meu, Flávio Perdigão. Um drama que retrata a guerra civil espanhola e em que a protagonista, Carol, de 12 anos, filha de mãe espanhola e pai norte-americano, viaja pela primeira vez a Espanha, na Primavera de 1938. Nesta viagem abrem-se as portas de um universo de sentimentos totalmente desconhecidos e inesperados para Carol.
O CONCERTO: José Cid no Campo Pequeno
José Cid tem uma musicalidade excecional fora de série e o palco é sem dúvida a sua casa! É um ícone da música portuguesa – uma lenda viva e uma excelente pessoa –, grande autor, compositor, produtor e cantor!
A VIAGEM: Patagónia – Argentina e Chile
Esta é a viagem que quero preparar a curto prazo – uma viagem que sempre desejei fazer, e já estive tão perto!!! Passar o estreito de Beagle, na Argentina, e subir pelo Chile até Punta Arenas. Sentir e ver a dureza dos glaciares, dos ventos gelados, leões-marinhos, baleias, pinguins…
O FIM DE SEMANA: Guimarães
É a minha cidade natal, lá tenho família, amigos e um sem fim de escolhas lúdico-culturais, gastronómicas, etc. Para quem não conhece, Guimarães é uma cidade belíssima, com um passado histórico glorioso, associado à fundação de Portugal e também à nossa língua, uma terra com tanto para fazer e ver que um fim de semana é sempre curto!
A escolha de… Zé Perdigão
Apadrinhado por José Cid, o cantor de Guimarães lançou o seu segundo CD, em que aposta na música de raiz cultural ibérica.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites