Já imaginou um automóvel capaz de reunir os atributos de um eléctrico, de um híbrido e de um motor de alta performance? Esse automóvel existe e chama-se Volvo V60 Plug-In Hybrid AWD.
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Mas qual é então a diferença entre a Volvo V60 Plug-in Hybrid e as outras opções híbridas a diesel já existentes no mercado, entre elas a Peugeot 508 RXH, o Citroën DS5 ou o Lexus IS 300h? Todos conjugam um motor diesel com um motor elétrico cuja energia é fornecida por um conjunto de baterias de iões de lítio recarregáveis através do aproveitamento da força de travagem e através de um gerador apoiado no motor de combustão. Porém, e é aqui que a Volvo marca a diferença, a unidade elétrica da V60 Plug-in Hybrid pode também ser recarregada numa tomada elétrica doméstica. O tempo de recarga varia consoante a intensidade da corrente. Uma carga completa numa ficha de 10 Amperes demora cerca de 4,5 horas. Se a tomada for de 16 Amperes o tempo de carga baixa para 3,5 horas.
A V60 Plug-in Hybrid é apresentada com um motor turbodiesel 2.4 de 215 cv de potência que atua no eixo dianteiro.A este junta-se um motor elétrico com mais 68 cv de potência, que incide exclusivamente no eixo posterior. Em conjunto os dois motores debitam uma potência máxima de 283 cv e um binário máximo superior a 600 Nm, o que faz com que esta carrinha acelere dos 0 aos 100 Km/h em apenas 6,1 segundos. Esta potência máxima é alcançada quando ativamos o modo Power, um dos três modos de condução disponíveis e que podem ser ativados através de três botões disponíveis junto ao seletor da caixa de velocidades.
Temos também o modo Pure, em que o veículo é alimentado, tanto quanto possível, em exclusivo pelo motor elétrico, alcançando uma autonomia de cerca de 50 Km. No modo Hybrid, disponível sempre que ligamos o veículo, o motor diesel e o motor elétrico trabalham em conjunto para assegurarem emissões de CO2 de 48 g/km e consumos na ordem dos 1,8 l/100 Km.
Com a Volvo V60 Plug-in Hybrid temos ainda a opção de tração às quatro rodas, acionada através do botão AWD. O sistema de tração às quatro rodas elétrico foi concebido para oferecer melhor aderência no arranque e na circulação em pisos escorregadios, como por exemplo, na neve ou na lama. Quando o botão AWD é acionado, o motor diesel funciona em contínuo e o gerador assegura que o nível de carga no conjunto da bateria seja suficiente para abastecer o eixo traseiro com a energia necessária.
Esteticamente, não existem praticamente diferenças entre a V60 Plug-in Hybrid e as restantes opções da gama. O mesmo acontece a nível de habitáculo, onde impera o design escandinavo, com superfícies simples e elegantes sem complicações denecessárias. Os comandos são de fácil utilização e os materias de qualidade. Apenas foram introduzidas novas cores para os estofos, novas aplicações em madeira e um novo revestimento interior do tejadilho. Ao comprarmos esta carrinha podemos optar por um novo banco desportivo, que possui um apoio lateral envolvente desde as coxas até aos ombros, mantendo o condutor firme no seu lugar em curvas a alta velocidade.
Outra novidade na V60 Plug-in Hybrid é o Sensus Connect, o novo sistema de informação e entretenimento, com navegação melhorada com mapas 3D, nova opção telemática 3G que oferece um hotspot Wi-Fi para ligação à internet, rádio de internet TuneIn com 80 mil estações e streaming de música através de Bluetooth e controlo por voz da maior parte das funções do sistema de informação, entretenimento e navegação.
O mostrador digital, herdado da nova V40, recorre a um ecrã TFT com três temas à escolha: Elegance, Eco e Performance. A V60 Plug-in Hybrid possui ainda um tema adicional: Hybrid. Com iluminação azul, este tema inclui informação relativa ao funcionamento híbrido e à bateria.
E não estivessemos nós a falar de um Volvo, não faltam os sistemas de segurança e apoio ao condutor, entre eles, o novo sistema de deteção de ciclistas e peões com travagem automática, e o sistema City Safety melhorado, ativo até aos 50 Km/h. Com este sistema o automóvel trava automaticamente se o condutor não reagir a tempo quando o veículo da frente abranda ou pára.
Apesar das baterias estarem alojadas sob a plataforma do compartimento de carga, o volume da bagageira perdeu apenas cerca de 120 litros, apresentando uma capacidade de 1126 litros.
Os poucos quilómetros que fizemos ao volante daquela que é a primeira carrinha híbrida a gasóleo que pode ligar-se também à corrente serviram perfeitamente para comprovar que é uma fórmula que funciona na perfeição. Parece-nos que este é o futuro dos veículos híbridos e não deverá tardar muito para que outras marcas sigam o bom exemplo do construtor sueco.
A Volvo V60 Plug-in Hybrid AWD está disponível por 62.700 euros.