Dois dos ícones mais famosos do mundo irão reunir-se nos dias 16 e17 de abril. O novo Ford Mustang vai estar em exposição no piso de observação do Empire State Building, em Nova Iorque. A exposição coincide com a celebração global dos 50 anos desde que o Mustang se estreou na Feira Mundial de 1964 em Nova Iorque. “Nova Iorque é uma das maiores cidades do mundo, e é o lugar onde a história do Ford Mustang começou há 50 anos atrás”, disse Mark Fields, COO da Ford. “Estamos entusiasmados por visitar o marco arquitectónico que tem sido o coração da linha do horizonte de Manhattan ao longo de 83 anos com a mais nova geração do carro que é a alma da Ford Motor Company.”
Colocar um automóvel 86 andares acima das ruas densamente povoadas do centro de Manhattan não é tarefa simples. Nenhum guindaste portátil pode chegar ao observatório do 86.º andar, e a imponente torre acima do piso relativamente estreito, torna impossível o recurso ao helicóptero. Isso deixa os elevadores como a única opção viável.
Quando o Empire State Building foi inaugurado em 1931 como o edifício mais alto do mundo de então – um título que deteve cerca de 40 anos -, ninguém teria imaginado tentar transportar um carro até ao cimo nos elevadores originais. Mas, em 1965, um protótipo do Mustang descapotável foi cortado em três secções principais, mais o pára-brisas, para que as secções se pudessem encaixar naqueles elevadores. “Como todos os bons artesãos, a nossa equipa está ‘a medir duas vezes para cortar uma’ para ter a certeza de que pode levar este Mustang nos elevadores”, disse Dave Pericak, engenheiro-chefe do Mustang. “Tal como a equipa que fez isso em 1965, a actual visitou o Empire State Building antes de começar e procedeu à cuidadosa medição dos seus novos elevadores e portas antes de cortar o carro.”
O novo Mustang é quase 18 centímetros mais comprido e 10 centímetros mais largo que o seu original antecessor, tornando a tarefa de transportá-lo ainda mais desafiadora. Trabalhando a partir de dados de engenharia de computador, os membros da equipa que prepararam o carro para exposição encontraram os lugares certos para fazer os cortes de modo a que tudo possa ser carregado em prateleiras feitas sob medida que podem ir a rolar até aos elevadores. Uma vez tudo transportado até ao 86.º andar, os técnicos terão menos de seis horas para remontar as secções num carro completo que vai estar em exposição sobre Manhattan.
Também a partir 16 de Abril, os entusiastas deste mítico modelo representando 16 países irão reunir-se nos Estados Unidos para celebrar os 50 anos do Ford Mustang. A celebração oficial internacional será tão grande que a Ford motor Company e o Mustang Club of America (MCA), organizarão o evento simultaneamente, em dois locais, entre os dias 16 e 20 de Abril. É aberto a todos, não apenas aos proprietários de Mustang e membros do MCA.
Estarão representados grupos da Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Holanda, Itália, Suécia, Suíça e Reino Unido, bem como grupos da América do Norte, América do Sul, Europa, Austrália e Nova Zelândia que levarão a bandeira do seu país até ‘Charlotte Motor Speedway’, em Concord, Carolina do Norte e a ‘Las Vegas Motor Speedway’, em Las Vegas, Nevada.
Os detalhes sobre os eventos do MCA estão ainda a ser finalizados. A informação está em actualização contínua num site especial, em http://www.mustang50thbirthdaycelebration.com/ e no site do MCA, http://www.mustang.org/.
O Novo Ford Mustang
O novo Mustang é a versão mais avançada até à data do icónico veículo e estará à venda na Europa em 2015. O novo e elegante design do Mustang ‘fastback’ e descapotável conta com o desempenho de uma gama de motores de classe mundial, incluindo um novíssimo EcoBoost de 2.3 litros turbo e de um V8 5.0 litros com mais de 426 cv.