
Inês Caleiro
D.R.
Natural de Lisboa, Inês Caleiro estudou Design no IADE antes de partir para Londres, onde fez uma pós-graduação em Design de Moda no London College of Fashion. Eleita a melhor aluna do curso, foi convidada a fazer um estágio de seis meses na Jimmy Choo, a marca de sapatos de luxo idolatrada pelas estrelas de Hollywood.
De Londres, Inês partiu para os EUA, onde trabalhou em mobiliário de luxo, mas os sapatos foram sempre a sua paixão. Quando percebeu que tinha criado modelos suficientes, a designer fundou a marca, a Guava, mudou-se para Portugal e estreou-se no outono/inverno de 2011 com uma coleção que lhe valeu uma nomeação para os Fashion Awards.
Hoje, com 30 anos, Inês vive em Oslo, na Noruega, onde tem o ateliê e o showroom da Guava. Os seus sapatos continuam a ser produzidos em São João da Madeira, porque se orgulha do Made in Portugal. As formas arquitetónicas e as cores vibrantes são a imagem desta marca que tem tudo para crescer e vingar na “indústria mais sexy da Europa”.
O Livro – “Branding With Brains”
Gosto de livros de estratégia e gestão, como é o caso deste do indiano Tjaco Walvis, que mostra o lado fascinante de como o consumidor é atraído por determinada marca e imagem mais do que por qualquer especificidade do produto.
O CD – “Utopia”
A energia dos Expensive Soul fascina-me, assim como o groove em português. Elejo a música O Amor É Mágico como a minha preferida porque é cool, romântica e tem uma excelente melodia.
O Filme – “Her“
Foi o último filme que vi no cinema e marcou-me com a perspetiva do Spike Jonze sobre o controverso mundo digital. É um tema muito atual, e gostei da mordaz crítica social que é feita ao modo como o humano se relaciona com a tecnologia.
O Espetáculo – “Rei Leão”
Seja qual for a idade com que vemos este musical no Lyceum Theatre, em Londres, é impossível ficar indiferente à enorme maturidade com que é feito. Desde o guarda-roupa, de deixar qualquer um de queixo caído, ao grandioso talento do elenco, sem esquecer o guião esplêndido, é tudo incrível.
A Viagem – Veneza
Qualquer recanto de Veneza tem magia e, em boa companhia, torna-se um local perfeitamente deslumbrante.
O Restaurante – UMAI
Tiro o chapéu à qualidade da cozinha do chef Paulo Morais e às propostas de fusão contemporânea e asiática com que presenteia os seus clientes. As cornucópias de sésamo são uma agradável explosão no palato e quase nos transportam para uma viagem intercontinental. Rua da Misericórdia 78, Lisboa.
O Bar – Pensão Amor
Gosto do peculiar e fantástico classic naughty cabaret espalhado por todos os recantos deste bar no Cais do Sodré, em Lisboa.