
Rita Fernandes
Rui Valido
Natural de Lisboa, Rita Fernandes estudou Cinema em Londres e quando regressou a Portugal frequentou o curso de Ciências da Comunicação. Trabalhou em televisão e em cinema, período durante o qual concluiu o curso de Pintura. Mãe de dois filhos, conta com trabalhos em diversas áreas. Em televisão escreveu guiões, foi apresentadora, fez várias exposições de pintura, foi produtora, realizadora e argumentista de curtas-metragens e autora de dois livros. Apaixonada por fotografia, apresentou recentemente o projeto fotográfico Rostos de uma Nova Geração.
Atualmente, Rita divide-se entre a RTP, onde trabalha como realizadora, e o seu ateliê de pintura.
A Cidade – Florença
Faltam-me conhecer muitos lugares no mundo, mas Itália tem uma força e um encanto inexplicáveis. Florença, para quem é um apaixonado por arte, como eu, será provavelmente das cidades mais ricas.
A Música – Várias
A música é a linguagem universal. Claro que também tenho um leque infindável de músicas com que me identifico. Alan Parsons Project, Eye in the Sky, Reamonn, Star, Hurts, Stay, Beyoncé, Halo. A música intensifica a nossa capacidade de sonhar e transpor a realidade. Se depender de mim, não passo um dia sem música.
O Pintor – Etam Cru
Neste momento, estou rendida ao Etam Cru (Sainer). A pintura em grande escala – e falo de prédios – não é nada simples. O Turner será sempre a minha vida passada! Toulouse-Lautrec e as suas pinceladas únicas. Leonardo da Vinci, não apenas pelas suas pinturas, mas por toda a sua obra.
O Livro – “Conta-me uma História“
Gosto mesmo do meu livro! Fiz apenas uma edição que esgotou logo nas duas primeiras semanas, com a Oficina do Livro. Retrata a história de Iara, uma menina que é uma personagem de um livro. Para onde vão as personagens dos livros quando nós não os estamos a ler? É a esta pergunta que proponho uma resposta.
O Restaurante – Furnas do Guincho
Adoro o restaurante as Furnas do Guincho. A comida e o serviço são maravilhosos e tenho muito boas recordações deste lugar plantado à beira mar.
O Espectáculo – “Slava Snow Show“
Não fosse eu uma apaixonada por palhaços! É um espetáculo brilhante. Já vi uma quantidade de vezes e nunca defrauda. É um misto de emoções e sensações. Tropeçamos para dentro da nossa infância e só voltamos passadas umas horas do final do show. Nunca vi nada que se assemelhe ao Slava.