O Ford Focus é um dos automóveis mais vendidos do Mundo. A primeira geração chegou em 1998 e, desde então, já vendeu mais de 12 milhões de unidades em todo o mundo, 6,9 milhões dos quais na Europa.
Disponível em variantes de quatro portas, cinco portas e carrinha, o novo Focus tem uma posição mais baixa, mais ampla, com um novo capot, secção dianteira e grelha. O capot apresenta um look mais dinâmico desde o pilar da frente até aos cantos superiores da grelha trapezoidal invertida. Os faróis dianteiros dão à seção frontal um visual mais ousado.
Ao remodelar o interior do Focus, a Ford teve em conta a opinião dos clientes que não gostavam particularmente do painel frontal, pouco intuitivo, com botões em excesso. O volante e a consola central funcionam, agora, de forma mais intuitiva. É notório que os engenheiros da marca trabalharam bastante a insonorização a bordo utilizando forros de piso mais espessos, vidros laterais mais grossos e um melhor isolamento do compartimento de motor.
O Focus disponibiliza uma gama de motores ajustados ao nosso mercado, incluindo os novos blocos a gasolina EcoBoost e diesel TDCi. No primeiro semestre de 2014, uma em cada três unidades Focus vendidas na Europa estavam equipados com o motor 1.0 EcoBoost. O novo motor diesel de 1,5 litros TDCi da Ford, com 120 CV e dotado de transmissão automática PowerShift de seis velocidades, deverá garantir uma melhoria na ordem dos 19 por cento nos consumos e emissões, comparativamente à actual versão de 115 CV do bloco 2.0 TDCi equipada com caixa PowerShift. Gostei particularmente do motor 1.0 Ecoboost com 125 CV – com um binário de 170Nm entre 1400-4500 rpm – associado a uma caixa de seis velocidades. O motor revelou-se bastante enérgico, muito agradável de utilizar, e com consumos bastante aceitáveis inferiores a seis litros, isto, claro, a velocidades moderadas. O bloco 1.6 TDCi de 120 CV tem mais binário 270Nm entre 1750-2500 rpm, mas os consumos são muito semelhantes, nunca consegui baixar dos 6 litros para percorrer 100 quilómetros. Nos casos dos dois carros de 5 portas ensaiados, com o nível de equipamento Titanium, a diferença de preço do modelo a gasolina para o diesel é de 3.732 euros. O Ecoboost custa 21.936 euros e o TDCi azul que vê nas imagens vale 25.668 euros sem os habituais custos de preparação.
O comportamento em estrada do Focus continua a ser bastante eficaz. Os engenheiros da Ford tornaram-no mais sólido, mais ágil e mais ligado à estrada, através do aumento da rigidez estrutural à frente, da revisão da geometria de suspensão, aumentando a rigidez lateral dos apoios de suspensão, com influência directa na direcção, e pela afinação dos amortecedores. Não basta colocar o cinto de segurança, ajustar os espelhos retrovisores, carregar no botão Start/Sport e acelerar. É fundamental encontrar a posição de condução ideal. Caso o banco do condutor, volante, espelhos retrovisores, não se encontrem na posição correta, ao volante do novo Focus, estamos sujeitos a alguns ângulos mortos que podem ser perigosos na condução em estrada. A direcção assistida eléctrica foi redefinida para que o condutor se sinta uma maior ligação à estrada. O sistema de estabilidade transitória permite a monitorização da velocidade do veículo e dos inputs do condutor, antecipando uma eventual perda de motricidade antes que a mesma aconteça, pré-ativando o controlo electrónico de estabilidade. Gostei da inovação do sistema automático de protecção das portas, sempre que as portas abrem surge uma barra plástica que protege as portas.
Ecrã de toque com SYNC 2
O Focus é o primeiro veículo Ford na Europa a oferecer SYNC 2, o sistema de conectividade da Ford. O SYNC 2 conta com um ecrã de oito polegadas a cores, e controlo por voz dos sistemas áudio, navegação, climatização e telemóveis.
O novo modelo integra estacionamento perpendicular, uma tecnologia autónoma de estacionamento que ajuda os condutores a manobrar em marcha atrás, colocando-o ao lado de outras viaturas. A Ford também melhorou o seu sistema de travagem ativa em cidade, que evita as colisões, através de sensores colocados na frente do modelo que detectem eventuais objectos colocados à frente, na estrada, efectuando uma pré-carga dos travões no caso do veículo deles se aproximar a uma velocidade elevada. Caso o condutor não responda em conformidade, o sistema reduz o binário do motor e aplicando automaticamente os travões para reduzir o impacto das colisões. No novo Focus, o sistema de travagem ativa em cidade passa a operar a velocidades até aos 50 km/h, comparativamente aos anteriores 30 km/h.
Principal equipamento de série:
Versões Trend+ – Ar condicionado automático, sistema de conectividade SYNC 1, volante em couro, Ford MyKey, ecrã TFT, consola central faróis de nevoeiro, controlo automático da velocidade, pneus suplente mini e como oferta de equipamento no lançamento, jantes liga leve 16 polegadas.
Versões Titanium – (adicional ao equipamento Trend+) jantes liga leve de 16 polegadas, sistema de conectividade SYNC 2, consola central premium, ecrã táctil de 8″, Pack Visibilidade (faróis médios automáticos, faróis nevoeiro, sensor de chuva, retrovisor interior electrocromático), botão de arranque FordPower, bancos desportivos, retrovisores eléctricos e aquecidos e como oferta de lançamento Pack Driver III (Travagem Activa em Cidade e sistema estacionamento automático).
O Sistema de Navegação +SYNC II+Rádio Sony CD+9 Colunas Premium e o Pack Driver III são oferta de lançamento. Existe também uma campanha de oferta com um desconto de 2.650 euros sobre o preço de venda ao público. A este valor poderá acrescer ainda 1400 euros caso o cliente faça financiamento com a Ford Crédito. Esta campanha está em vigor até 31 de Março de 2015.
O Ford Focus tem um total de 29 versões distintas com preços que variam entre os 19.532 euros e os 34.975 euros.
Destacamos algumas versões que previsivelmente deverão vender mais no nosso país.
Ford Focus 1.0 Ecoboost com 100 CV com caixa de 5 velocidades (5 portas) – Nivel de equipamento Trend – 19.532 euros.
Ford Focus 1.0 Ecoboost com 100 CV com caixa de 5 velocidades (carrinha) – Nível de equipamento Trend – 20.315 euros.
Ford Focus 1.5 TDCi com 120 CV com caixa de 6 velocidades (5 portas) – Nível de equipamento Trend – 24.296 euros.
Ford Focus 1.5 TDCi 120 CV com caixa de 6 velocidades (carrinha) – Nível de equipamento Trend – 25.058 euros.
Ford Focus 1.0 Ecoboost com 125 CV com caixa automática de 6 velocidades (5 portas) – Nível de equipamento Titanium – 22.894 Euros.
Ford Focus 1.5 TDCi com 120 CV com caixa automática de 6 velocidades (carrinhas) – Nível de equipamento Titanium – 26.430 Euros.