A recuperação do Arraial Ferreira Neto, antigo arraial de pesca de atum na zona de Quatro Águas, em plena duna, no Parque Natural da Ria Formosa, perto de Tavira, deu origem a um museu de pesca do atum e ao Vila Galé Albacora, um hotel de características arquitetónicas e culturais muito distintas.
Projetado pelo Eng.º Sena Lino em 1943, tendo por base o conceito de uma unidade urbana autónoma, o arraial, todo murado, incluía, além das instalações industriais, habitações para cerca de 150 famílias de pescadores e infraestruturas como escola, balneário, forno, capela, posto médico, sanitários públicos e um clube recreativo.
O Albacora dispõe de 162 quartos, piscina exterior, parque infantil, kids club, dois restaurantes, bar e um SPA Satsanga com piscina interior aquecida, jacuzzi, sauna, banho turco, duche vichy, salas para massagens e tratamentos e ginásio. E, do outro lado do rio Gilão, uma praia de areal branco e água tépida como só o Sotavento algarvio possui.
A NÃO ESQUECER:
Como chegar: No sentido Norte-Sul pela autoestrada do Algarve (A2) com ligação ao IP1/A22 (Via do Infante), no sentido Vila Real de Santo António/Espanha ou pela ER125.
O que fazer: Pesca, mergulho e vários desportos náuticos, observação de aves, BTT, passeios a pé em comunhão com a natureza.
Onde comer: O hotel tem dois restaurantes, o Salinas e o Grill e Tapas Flor de Sal, dedicado aos amantes de tapas e grelhados, e Tavira tem uma vasta oferta de restaurantes.
Vila Galé Albacora
A piscina exterior
Filipe Pombo/AFFP
Vista aérea do Vila Galé Albacora
Um hotel-museu de pesca.