O cenário é diferente daquele a que estamos habituados nos postais turísticos alentejanos. Aqui não há sobreiros, nem oliveiras, nem planícies a perder de vista com o dourado das sementeiras. No Paraíso Escondido, em Casa Nova da Cruz, São Teotónio, Odemira, há árvores altas, lagos refrescantes e verde a perder de vista.
Há, como é comum no Alentejo, um silêncio reconfortante que serve de companhia. Uma vez ultrapassados os portões da propriedade e alcançada a zona da habitação, o difícil é querer regressar à confusão das grandes cidades.
Mais do que uma unidade de turismo de habitação, o Paraíso Escondido deve ser visto como uma casa particular onde somos recebidos como se fôssemos amigos de longa data. As refeições, normalmente longas e dialogantes, são feitas numa grande mesa onde tudo se partilha, em especial as conversas. A própria preparação da comida é também uma espécie de tarefa comunitária, sentindo-se cada um impelido a colaborar. Sugere-se que não se enfrente uma refeição com a ideia de ter o tempo contado. É muito provável que o almoço comece às 15h00 e acabe lá pelas duas da manhã.
Dentro da suíte principal, que leva o nome de Erva-Príncipe, ou dos quartos Tília, Malvas, Hortelã-Pimenta e Lúcia-Lima, o bom gosto anda de mãos dadas com a tranquilidade, o sossego e a natureza, de uma forma única e difícil de replicar. Há também um estúdio junto à casa principal que pode ser alugado.
Além do atendimento personalizado e do serviço familiar, o Paraíso Escondido proporciona sessões de massagens tailandesas no SPA, workshops de gastronomia e duas piscinas perfeitas para os dias quentes de verão.
Aproveite a proximidade de Vila Nova de Mil Fontes para passear à beira-mar ou descubra a praia do Brejão, também conhecida como praia da Amália por a fadista ter tido ali casa.
A NÃO ESQUECER:
Como chegar: Pela A2 em direção ao Algarve, saia para o IC1 em direção a Odemira. Antes de São Teotónio, siga as indicações para Casa Nova da Cruz e chegou ao destino.
Onde comer: Na Tasca do Celso, que de tasca só tem o nome, em Vila Nova de Milfontes. Açorda de gambas, bife à “la plancha”, lulinhas fritas, açorda de camarão e sopas de cação são algumas das opções.
São Teotónio: Um paraíso escondido
Uma sugestão 'Boa Cama Boa Mesa'.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites