A jornalista Catarina Beato ia fazer 27 anos, era mãe de um rapaz de três, Gonçalo, estava desempregada e tinha excesso de peso quando, em março de 2005 – mês do seu aniversário, mês da morte do seu adorado pai, três anos antes, vítima de cancro –, sentiu necessidade de desabafar o que lhe ia na alma. Os blogues estavam a começar a ganhar expressão, mas quando criou o seu “diário público” Catarina não sabia que os Dias de Uma Princesa (porque o pai lhe chamava princesa e ela se sente uma) iriam mudar a sua vida. Onze anos depois, vencida a luta contra o peso, mãe de mais um rapaz, Afonso, e de uma recém-nascida, Maria Luiza, a forma como se descreve na introdução do blogue diz tudo: “Sou mãe apaixonada, orgulhosa e chata de dois rapazes e uma miúda. Sou casada com o homem da minha vida. Sou a mesma miúda de Almada que ouvia músicas em repeat num quarto com vista para o Tejo. E acredito mesmo: a vida resolve-se sozinha.”
O BAIRRO: Campo de Ourique
O bairro mais bonito de Lisboa. Brincar com os miúdos no jardim, escolher a melhor fruta e os melhores legumes na Horta do Bairro, fazer o resto das compras no Brio e ir escolher o peixe ao Mercado, comprar um livro na livraria Ler e depois passar num qualquer quiosque e trazer o jornal para ler demoradamente numa das esplanadas. Terminar o dia regressando ao Mercado ou encher caixas de sushi no buffet e voltar para casa.
O RESTAURANTE: O Bitoque
Em Campo de Ourique (Rua Ferreira Borges 59-A). Ao domingo, o cozido à portuguesa, à segunda-feira, a sopa camponesa e a língua de vaca estufada (a melhor do mundo). E ir vendo a ementa para desejar que façam iscas, filetes de linguado e arroz de grelos.
O MUSEU: Louisiana Museum of Modern Art
Em Copenhaga, o lugar mais bonito onde já estive. Em Portugal, Serralves. Voltar ao Porto todas as vezes que forem possíveis.
O FIM DE SEMANA: Londres
Volto a Londres sempre que posso e aproveito todas as promoções para voltar. Perco-me no Whole Foods, quero provar tudo em todos os mercados, regresso ao caminho paralelo ao rio, onde já tomei tantas decisões importantes. Gosto da sensação de “estar em casa”.
O DISCO: “Monomania”
Todo este álbum de Clarice Falcão (mais conhecida pelos deliciosos papéis que interpreta na Porta dos Fundos). E os discos do Zeca Afonso com que cresci.
A escolha de… Catarina Beato
A jornalista transformou o seu blogue, “Dias de Uma Princesa”, num projeto de vida onde partilha o seu dia-a-dia.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites