Compositor e multi-instrumentista consagrado, Pedro Caldeira Cabral comemora 50 anos de carreira no Teatro S. Luiz, em Lisboa, com um concerto a 25 de maio e um encontro-debate a 26, ambos sob o lema A Guitarra de Ontem e de Hoje. Investigador na área da música tradicional, desenvolve como compositor um estilo próprio, fundado na tradição solística da guitarra portuguesa, e a sua discografia inclui quase duas dezenas de obras. Tem atuado nas principais salas e festivais de música internacionais.
FILME: “O Cavalo de Turim”
Uma referência essencial na cinematografia contemporânea, do húngaro Béla Tarr. Uma obra notável que nos fala do tempo, de um mundo verdadeiro, agora condenado a uma falsificação constante com a imposição de modelos de cultura de massas e do entretenimento como forma de dominação pela alienação.
CONCERTO: “A Guitarra de Ontem e de Hoje”
Com o Trio de Pedro Caldeira Cabral e os convidados Ricardo Rocha e Luís Marques, uma “viagem musical” de cinco séculos percorrendo o repertório solístico da mais expressiva e importante das cítaras da Europa: a guitarra portuguesa! Foram apresentadas obras do Renascimento à contemporaneidade.
RESTAURANTE: A Travessa
No antigo Convento das Bernardas, em Lisboa. Pelo ambiente mágico e a excelente comida. Porque sim!
CD: “Greek Rhapsody (Instrumental Music from Greece, 1905-1956)”
Com compilação e notas de Tony Klein, um trabalho de excecional qualidade e apresentação muito cuidada com 2 CD e inúmeras notas, fotos e comentários de enorme interesse histórico e musicológico. Notável!
VIAGEM: A Rota do Douro
É um dos percursos mais interessantes e também de maior beleza pela magnífica paisagem construída e pela riqueza patrimonial ainda preservada, sobretudo se pudermos fazê-la com tempo para ir visitando os monumentos do interior.
LIVRO: “Bíblia”
Na nova edição com tradução direta dos textos gregos e notas da autoria do tradutor Frederico Lourenço. Um trabalho fascinante feito numa perspetiva neutra mas envolvente, pela carga emotiva que transparece dos comentários e pela revelação esclarecedora de passagens que na maioria das outras versões apareciam obscurecidas pela obediência a lógicas institucionais ou de proselitismo religioso.
‘HOBBY’: Colecionismo
O estudo e conservação de peças raras, algumas em vias de desaparecimento, com valor simbólico e/ou afetivo, cujo valor de mercado é relativamente baixo, mas que despertam um enorme entusiasmo, pelas múltiplas relações que se estabelecem com os objetos, a bibliografia especializada e os inúmeros adeptos com quem estabelecemos relações humanas especiais por partilharem a nossa paixão.
A escolha de Pedro Caldeira Cabral
Um concerto e um encontro assinalaram, no Teatro S. Luiz, em Lisboa, os 50 anos de carreira do aclamado músico e compositor.