A prestigiada revista Songlines refere-se a Ricardo Ribeiro, de 35 anos, como a “melhor voz masculina de fado da sua geração”. Pela segunda vez nomeado para o prémio Melhor Artista do Ano – dois anos depois de ter dado nas vistas com Largo da Memória –, o fadista tem vindo a consolidar a sua carreira e o mais recente Hoje é assim, amanhã não sei é disso um bom exemplo. Atualmente, o fadista encontra-se em digressão mundial com o quinto álbum. Há quem lhe chame “purista”, ele não se importa. Fadista de corpo e alma, tem uma voz única, cheia de tradição e rebeldia.
CONCERTO: Vicente Amigo
Vi-o no Coliseu dos Recreios em 2013 e fiquei rendido, do início ao fim do concerto. O Vicente Amigo é um guitarrista muito criativo e emocionante.
RESTAURANTE: Versículo do Faia
Este é um dos assuntos de que mais gosto. No Versículo do Faia, mas também n’ O Farta Brutos e n’ Os Severianos servem bem comida portuguesa de qualidade.
VIAGEM: Líbano
Esta escolha é difícil, mas elejo o Líbano. É uma terra mágica que me tocou. Baalbek e Biblos são cidades lindas. Gostei das pessoas, parecia que estava em Portugal. Também gosto muito da Noruega e da beleza das suas paisagens.
LIVRO: ”O Olho e o Espírito”
São tantos os livros que me fascinam que é difícil dizer qual o meu preferido. Mas ando enamorado deste, de Maurice Merleau-Ponty. Tem a ver com a filosofia da pintura, aquilo que vemos ou pensamos que vemos e como tudo pode mudar se, por exemplo, a luz for alterada. Tudo obedece à mecânica das coisas.
BAR: Umbar
Fica no Estoril e tem um pormenor excelente: a música não atrapalha a conversa, nem a conversa atrapalha a música.
CD: ”Potro de Rabia y Miel”
É um disco fundamental que reúne Paco de Lucía e Camaron de la Isla. Um álbum muito inspirador onde se sente uma arte profunda e mágica, a arte flamenca.
FILME: ”Um Método Perigoso”
Este filme de David Cronenberg é um dos meus preferidos, porque aborda o tema da psicanálise. Do elenco fazem parte Keira Knightley, Michael Fassbender e Viggo Mortensen, que foi nomeado para o Globo de Ouro de Melhor Ator Secundário por este papel.
A escolha de… Ricardo Ribeiro
Fadista de corpo e alma, tem uma voz única, cheia de tradição e rebeldia.