Natural de Aveiro, Ricardo Costa começou há 20 anos a servir às mesas, para ganhar uns trocos para as férias, mas rapidamente se deixou seduzir pela cozinha. Hoje, com 37 anos, é um dos chefs portugueses mais premiados e a sua última distinção, de Chef Revelação, atribuída pela Relais & Châteaux em Tóquio, é mais um bom exemplo disso.
Adepto da cozinha portuguesa sofisticada, dos produtos locais e das receitas tradicionais, estreou-se no restaurante Santa Olaria, em Aveiro, seguindo para a Quinta das Lágrimas, em Coimbra, onde trabalhou com Joachim Koerper. Com ele seguiu para o Girasol, em Alicante, antes de se aventurar sozinho no Portal Restaurant, em Londres. No regresso a Portugal, foi para o Vidago Palace e depois para a Casa da Calçada, em Amarante, onde recebeu a sua primeira Estrela Michelin, em 2008. Desde 2010, Ricardo Costa é o chef executivo do The Yeatman, em Gaia, no qual já recebeu duas Estrelas Michelin (2011 e 2016), entre muitas outras distinções.
RESTAURANTE: Dori
Este restaurante na Costa Nova, em Aveiro, é um dos locais onde vou com frequência. Para além de ser na minha terra natal, conquista pela gastronomia típica, com pratos de peixe diários e sabores locais.
FILME: “A Viagem dos Cem Passos”
Associo este filme de Lasse Hallström à minha profissão: a história aborda de perto o lado sentimental e familiar de um Estrela Michelin. Gosto também pela influência da tradição indiana.
VIAGEM: Tóquio
A viagem que fiz ao Japão no final do ano passado marcou-me. Estive em Tóquio para receber o prémio Rising Chef, da cadeia Relais & Châteaux, e pude explorar novos sabores e os mercados da cidade. Acho que tanto o clima como a cultura são similares aos nossos e gosto especialmente da gastronomia oriental e da comida japonesa.
FESTIVAL: LISB-ON
Tenho ido a este festival no Parque Eduardo VII e gosto muito do ambiente, da reunião de pessoas e da experiência urbana.
LIVRO: “Modernist Cuisine: The Art and Science of Cooking”
Em seis volumes, da autoria de Nathan Myhrvold, Chris Young e Maxime Bilet, estão compiladas todas as técnicas de cozinha. É um livro muito denso e completo, que uso principalmente para afinar a criatividade e desenvolver ideias. No entanto, ultimamente recorro mais à Internet que aos livros.
A escolha de… Ricardo Costa
O ‘chef’ executivo do The Yeatman, detentor de três Estrelas Michelin, adora fazer viagens gastronómicas para conhecer novas culturas e sabores.