Chama-se Ricardo Filipe da Silva Duarte Braga, mas o seu talento e criatividade no futsal tornaram-no mundialmente conhecido como Ricardinho. Aos 31 anos, pouco lhe resta para conquistar. Na última época, venceu a Bota de Ouro da FIFA Futsal World Cup, já foi considerado por diversas vezes o melhor jogador do mundo, alinha pelo Inter Movistar, um clube espanhol que é uma referência na modalidade, e é o melhor marcador da Seleção Nacional, sucessos atrás de sucessos que lhe valeram a alcunha de ‘mágico’.
Se dentro de campo gosta de fazer magia e de dar nas vistas, fora dele procura ser discreto. Desfrutar da companhia dos filhos, Lisandro e Riana, e apoiar os que mais precisam são alguns dos ‘golos’ que faz questão de marcar.
FIM DE SEMANA: Paris
Para mim, Paris é a cidade perfeita, onde a boa comida e a moda fazem parte do itinerário. Além disso, é a cidade do amor, como é, aliás, conhecida. Um verdadeiro conjunto de energia positiva para uma viagem curta e inesquecível.
VIAGEM: Maldivas
As Maldivas são o destino ideal para quem procura desconectar-se da agitação do dia a dia e relaxar. Aqui, estou longe da pressão, das fotos, da TV, do futsal… Respiramos liberdade. Sugiro que aproveitem ao máximo as várias atividades que estão disponíveis na ilha.
RESTAURANTE: BiBo, Madrid
É um restaurante moderno, em Madrid, liderado pelo chef Dani García. A comida é excelente, tal como o ambiente e a música. A cozinha é aberta e tem um bar de cocktails fantástico. Adoro e recomendo!
TELEVISÃO: “Hermano Mayor”
É um programa de televisão espanhol que me comove muito. A história centra-se numa família que é maltratada por um filho e que perde o controlo da sua educação, o que a leva a pedir ajuda. A mudança que se dá é enorme. Chocou-me bastante perceber o que o ser humano é capaz de fazer quando está fora de si.
CAUSA SOLIDÁRIA: Futebol de Rua – Associação Cais
No início deste ano fui convidado para ser embaixador deste projeto, que promove a inclusão através do futebol e faz com que tantos miúdos acreditem que os sonhos se realizam.
A escolha de… Ricardinho
Fora das quatro linhas, o jogador de futsal, de 31 anos, é um homem humilde e com os pés assentes na terra.