Dublin é, sem dúvida, uma cidade a não perder num roteiro de viagens pela Europa. Cidade dos tradicionais pubs amontoados pelas ruas, do frio e da cerveja Guiness, a capital da Irlanda, cujo nome deriva da palavra dubhlinn – que significa ‘lago negro’ –, respira cultura.
Uma das razões pela qual atrai tantos turistas anualmente prende-se com o facto de estar sempre em festa, seja com eventos de caráter religioso, gastronómico ou artístico. A mais importante é a festa do Dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda, realizada a 17 de março, que junta nas ruas milhares de cidadãos e turistas mascarados e com os rostos pintados.
Terra natal de Oscar Wilde, Colin Farrell, Bob Geldof e, claro, dos U2, Dublin perde-se entre monumentos históricos e verdejantes jardins, entre os quais a Catedral de São Patrício, local onde está sepultado o escritor Jonathan Swift, autor do livro As Viagens de Gulliver, e o parque St. Stephen’s Green. A Guiness Store House, impressionante edifício de sete andares em forma de copo de cerveja, também é paragem obrigatória.
texto: Joana Carreira fotos: Getty Images
Dublin: A capital dos “pubs”
Uma visita à terra dos U2.