
Depois do sucesso do VISÃO FEST em 2018, a VISÃO vai novamente organizar uma grande conferência de dois dias, desta vez dedicada exclusivamente ao tema da sustentabilidade e do ambiente.
A VISÃO junta-se assim à programação oficial da Lisboa Capital Verde Europeia 2020, para uma partilha de visões, ideias, debates, performances, humor e talento – dois dias para pensar o País e o futuro, a sustentabilidade e a justiça social, o ambiente e o planeta.
O VISÃO FEST VERDE 2020 vai decorrer na Estufa Fria, nos dias 24 e 25 de outubro, e pelo palco passarão pensadores, investigadores, cientistas, ativistas e governantes.
Os nossos colunistas Ricardo Araújo Pereira, Miguel Araújo e Capicua são presença especial neste evento que os leitores da VISÃO não vão querer perder. Dulce Maria Cardoso, Mia Couto e José Eduardo Agualusa, os escritores que escrevem na revista, deixarão as suas mensagens poderosas. E outros “amigos” da VISÃO, como Nuno Markl ou António Zambujo, vão também subir ao palco connosco.
A comissária europeia Elisa Ferreira será uma das “keynote speakers” do evento, bem como António Costa Silva, autor da Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica, David Wallace-Wells e Stefano Mancuso.
O leque de participantes é extenso e de grande mérito. Confirmados estão já o Ministro do Ambiente João Pedro Matos Fernandes numa conversa com os colunistas da VISÃO José Eduardo Martins e José Manuel Pureza; José Sá Fernandes, vereador do ambiente da CML e “pai” da Capital Verde Europeia; Graça Freitas, diretora-geral da Saúde; António Bagão Félix, o apaixonado por botânica; Elvira Fortunato, a cientista portuguesa que inventou o transístor em papel; a atriz e comunicadora Joana Barrios; o humorista Diogo Faro; as ativistas inspiradoras Eunice Maia (Maria Granel) e Joana Guerra Tadeu; e uma série de naturalistas e investigadores que nos vão mostrar realidades que desconhecíamos: Emanuel Gonçalves, administrador da Fundação Oceano Azul; Clara Sousa Silva, mais conhecida por Doutora Fosfina no MIT; Pedro Matos Soares, climatologista; José Xavier, que estudou a fundo os pinguins na Antártida; Nuno Ferrand, especialista em biodiversidade, genética e evolução; e ainda os fotógrafos e videógrafos da natureza e vida selvagem Nuno Sá e Joel Santos.

Mas nem só de palestras e debates se faz esta grande conferência. O evento inclui uma programação de ateliês para aprender a fazer hortas em casa com as Hortas Lx (@Hortas lx), como não matar as suas plantas com Sofia Manuel, mais conhecida como A Tripeirinha (@atripeirinha) ou provas de vinhos biológicos com o nosso crítico Manuel Gonçalves da Silva e os seus convidados.