Descansar no meio da Natureza é a primeira sensação que se tem ao descer a serpenteada estrada em direção a Caldas de São Paulo, a localidade onde está inserido o Aqua Village Health Resort & Spa. Totalmente inserido no meio envolvente, este cinco estrelas, considerado o melhor resort de águas termais do mundo – em 2019, nos Haute Grandeur Global Excellence Awards, prémios atribuídos na Malásia-, prima pela excelência da água termal e pelo paraíso verde que o rodeia.
Aberto desde 2016, o hotel, idealizado por Francisco Cruz, tem a água como elemento de ligação e conceito, portanto, os tratamentos de spa e as piscinas ganham preponderância neste ‘cantinho’ junto a Oliveira do Hospital: há três piscinas, uma piscina exterior, outra de água termal hidrodinâmica e ainda, uma terceira, semicoberta, com de banheira de hidromassagem, todas elas aquecidas, além dos tratamentos no Spa Sensations, onde se destacam aquelas em que é possível usufruir do poder da água termal, banho vichy, duche escocê, hydromel e tratamento anticelulítico. Nas gotas suspensas, instaladas no choupal do resort, também é possível fazer massagens na copa das árvores, com cremes e óleo à base de mel da região, junto à margem do rio, mediante marcação prévia.
Renovados em 2020, durante o primeiro confinamento, os quartos – 20 de tipologia T1 e 10 de tipologia T2 – estão espalhados por diversos edifícios ao longo do perímetro do hotel e a decoração é minimalista, com a cortiça como elemento principal. A banheira de hidromassagem, presente em alguns dos premium, é uma boa forma de relaxar ao pôr-do-sol, ao som da brisa do campo e do chilrear dos pássaros.
Nas margens do Alva, encontra camas de rede para desfrutar do sossego proporcionado pela Natureza, complementado com um mergulho na praia fluvial de 500 metros de extensão ou atividades de canoagem e stand up paddle no rio.
Fomos também conhecer a nova carta de verão do restaurante Roots, que se revelou numa verdadeira viagem pelos sabores da região beirã, sob a batuta da chef Andreia Nunes.
Dicas úteis: Praias fluviais, percursos cicláveis de pequena e grande rota (Grande Rota do Alva, os Corredores Naturais do Mondego, os Caminhos do Xisto), Aldeias de Montanha e do Xisto, património nacional edificado ou gastronomia de excelência, como o queijo Serra da Estrela, são algumas das atrações no concelho de Oliveira do Hospital. Não perca ainda a oportunidade de visitar o Museu do Azeite e as ruínas romanas, na pequena aldeia de Bobadela.