Espalhados de norte a sul, os baloiços panorâmicos vieram para ficar. Realçam a beleza da paisagem e mostram vistas magníficas das regiões onde estão instalados, dando-lhes vida e promovendo o turismo.
Baloiço de Montejunto (Alenquer)
Em plena serra de Montejunto, nasceu de um desenho realizado por duas crianças, a Luana e o Isaac. Do papel para a realidade, o baloiço foi construído e, após terem sido divulgadas fotos das duas crianças a brincar nele, surgiu a ideia de o “abrir” ao público, tendo-se tornado um dos pontos turísticos da região.
Onde dormir: Cambeiros Guest House, Salvaterra Country House & Spa e Casa Velha
Onde comer: Grelha Mágica, Páteo Velho e Casta 85
Baloiço do Burgo (Lousã)
Estar imerso na Natureza é o ponto forte do Baloiço do Burgo (ou das Piscinas de Nossa Senhora da Piedade), na zona da Lousã, perto das Aldeias do Xisto. Este só está disponível quando o caudal do rio o permite, para baloiçar com os pés na água e dar mergulhos.
Onde dormir: Mountainhome Casa Cancelinha, Cerdeira – Home of Creativity e Octant Hotels Lousã
Onde comer: O Burgo, Casa Velha e Restaurante Ti Lena
Baloiço da Ladeira (Nazaré)
A meio da longa escadaria empedrada que liga a vila ao Sítio da Nazaré surge o Baloiço da Ladeira, “amor à primeira vista”, como diz a placa que o acompanha. A vista para a vila, o areal dourado e o mar azul é de cortar a respiração.
Onde dormir: Ohai Nazaré, Seven Skirts Boutique Guesthouse e Miramar Hotel & Spa
Onde comer: O Casalinho (vila), Taberna do Zé da Avó (Sítio), Pangeia (Pederneira) e António Padeiro (Alcobaça)
Baloiço da Bicicleta (Anadia)
A pista de XCO (cross country olímpico), um complexo desportivo municipal localizado em Tamengos, tem também baloiço panorâmico, conhecido como Baloiço da Bicicleta. Estrategicamente instalado pela Federação Portuguesa de Ciclismo no topo da pista, foi construído com madeira existente no local.
Baloiço Maria Gomes (Anadia)
Localizado num ambiente vitivinícola, o Baloiço Maria Gomes é um chamariz para visitar a zona que é a capital do espumante. A vista é rodeada de verde, com as colinas de São Lourenço do Bairro e Paredes do Bairro de um lado e as vinhas de Óis do Bairro e Outeiro de Baixo, com destaque para as serras do Buçaco e do Caramulo, do outro. Ao lado do baloiço ergue-se o Moinho da Eira.
Onde dormir: Curia Palace Hotel Spa & Golf, Casa da Alzira e Alegre Hotel Bussaco
Onde comer: Moita 25, Restaurante Belle Époque, Churraqueira Rocha e Pic-Nic dos Leitões
Baloiços do Cavaleiro e da Malhada (Castro d’Aire)
Os Baloiços do Cavaleiro e da Malhada têm vistas deslumbrantes para as serras circundantes. O do Cavaleiro, um enorme cavalo de madeira no cume de um monte, na aldeia de Lamelas, é inspirado numa lenda: um cavaleiro lusitano apaixonou-se por uma linda moura e com ela fugiu, sendo perseguidos por uma legião de mouros.
Onde dormir: Quinta Souto Covo, Quinta da Rabaçosa e Quinta da Malhada
Onde comer: Kbs, Restaurante Celso, Restaurante Típico do Mezio e Feira dos Sabores
Baloiço da Foz Cabril (Castro d’Aire)
Ponto de encontro entre o rio Tenente e o rio Paiva, o Baloiço da Foz Cabril é o lugar perfeito para apreciar a Natureza no seu estado mais puro. Além do azul do rio, é possível observar a vista entre o maciço da Gralheira e a serra de Montemuro.
Baloiços I Love Pateira e do Adro (Águeda)
Instalado nas margens da lagoa da Pateira de Óis da Ribeira, em Águeda, o Baloiço I Love Pateira tem uma vista única, sendo o local ideal para captar uma boa fotografia ao pôr do Sol. Já o Baloiço do Adro está situado junto à Igreja Matriz de Águeda.
Onde dormir: In Gold Hotel & Spa, Águeda Hostel and Friends e XPT
Onde comer: Restaurante Vidal, O Típico e Mugasa