Assinala-se hoje, 18 de janeiro, o Dia Internacional do Riso. Rir faz bem ao corpo e à mente. Ajuda à libertação de serotonina, uma hormona antidepressiva natural, e de endorfinas, responsáveis pela sensação de bem-estar. Faz-nos sentir mais saudáveis e diminui emoções negativas como a tristeza e o stress. Está comprovado que a capacidade de descomprimir e de manter o espírito positivo durante um período mais sensível, como uma hospitalização, tem influência na recuperação física e psicológica. E é precisamente para levar a alegria e descontração às crianças hospitalizadas que lá estão os Doutores Palhaços da Operação Nariz Vermelho.
Estes artistas profissionais, que vestem bata branca, põem o nariz vermelho e levam adereços de mil cores para as salas e quartos dos hospitais, focam-se no lado saudável das crianças, devolvendo-lhes o direito a brincar e a divertirem-se, que, por vezes, pode ser ofuscado pela doença. Através da arte do improviso, da música, da dança e da sensibilidade para escutar e entender as necessidades das crianças, os Doutores Palhaços levam-nas a lidar de forma mais leve e positiva com os tratamentos e a experiência da hospitalização.
Um estudo da Operação Nariz Vermelho, em parceria com a Universidade do Minho, reuniu dados e testemunhos de crianças, familiares e profissionais hospitalares que contactam com o trabalho dos Doutores Palhaços. Estes testemunhos deram origem ao livro “Rir é O Melhor Remédio”, que ajudou a provar como o trabalho conjunto dos Doutores Palhaços e das equipas de profissionais do hospital permite a humanização do ambiente hospitalar. Entre as conclusões deste estudo, é de destacar que 86% das crianças/adolescentes colaboram melhor com os tratamentos e exames após o contacto com os Doutores Palhaços; 84% toleram melhor a dor; e 93% esquecem, por alguns momentos, que estão no hospital.
Há 21 anos que os Doutores Palhaços da Operação Nariz Vermelho levam alegria às crianças, às suas famílias e aos profissionais dos hospitais. Atualmente, a equipa conta com 37 Doutores Palhaços, que visitam mais de 140 serviços pediátricos em 19 hospitais, de norte a sul do país, e fazem rir e sorrir miúdos e graúdos. Se quiser saber mais sobre esta missão de alegria, visite o site www.narizvermelho.pt.
E como Rir É (mesmo) O Melhor Remédio, no Dia Internacional do Riso, que se assinala a 18 de janeiro, a Operação Nariz Vermelho desafia todos a rir mais, pela vossa saúde!