14 restaurantes para o Dia dos Namorados é a nossa sugestão para os que não prescindem de acrescentar romantismo aos seus dias.
Fevereiro está à porta e com ele chega uma das datas mais preferidas dos espíritos românticos. O Dia dos Namorados é a desculpa perfeita para uma saída a dois, com jantar incluído, num restaurante especial. Sugerimos 14, de norte a sul do país, alguns com menus criados para a ocasião.
Emme, Ericeira
Para a dia dos enamorados, o chef Alexandre Silva e a equipa do Emme criaram um menu para se degustar com a calma que o amor exige. Inclui momentos como ostra no fogo, brioche de mexilhão e maçã, atum, dashi, rábano e salada de ervas frescas, ou pregado risotto de berbigão e algas.
A seguir chega a bochecha de vitela confitada, beterraba assada e nabos e, para terminar, há frutos vermelhos e chocolate.
O menu será servido entre as 10h30 e as 22h00, com música ao vivo a acompanhar.
Mizu Teppanyaki, Porches
O fine dining japonês vai ter uma oferta especial para o São Valentim. Com recantos que fazem lembrar os jardins japoneses, luzes baixas de lanternas suspensas e um ambiente caloroso, é o destino ideal para quem não prescinde de um serviço gastronómico de qualidade para celebrar a dois.
Os sabores japoneses dominarão os quatro momentos da degustação, sempre com frescura garantida, não fosse o peixe da costa algarvia o protagonista, trabalhado mediante diferentes técnicas que tirarão partido das suas melhores qualidades.
Sala de Corte, Lisboa
Para quem não dispensa os prazeres da carne, o Sala de Corte é o espaço certo para um jantar a dois no Dia de São Valentim.
No menu daquela que foi eleita a 53.ª Melhor Steakhouse do Mundo, existem diversos cortes de carne maturada, para diferentes gostos e apetites. Vazia, entrecôte, lombo, chateaubriand, lomo bajo, t-bone, chuletón, chuletón super premium, kobe e wagyu são as opções disponíveis.
Qualquer uma das mencionadas carnes pode ser brindada com a mistura de um distinto carabineiro.
No fim, a tarte de limão merengada promete ser uma boa opção para partilhar e adoçar a boca até os menos românticos.
Gunpowder, Lisboa
Para quem gosta de uma refeição temperada a especiarias e algum picante, que dizem ser poderosos afrodisíacos, nada como uma refeição no indiano mais moderno de Lisboa.
Além da carta habitual do restaurante, o Gunpowder vai servir dois pratos especiais: o robalo selvagem ao estilo de Konkani, marinado em alho e pimenta grelhado e acompanhado de mangostão temperado com folha de caril e solaki (bebida à base de coco, originária da costa sudoeste da Índia), e espetada vindaloo de porco preto, servida com salada de ananases assados.
Para rematar, a partir do menu diário da casa, tartelete de ganache de chocolate, com canela e gelado de azeite.
Restaurante Brilhante, Lisboa
O Brilhante é, por si só, um dos mais românticos restaurantes de Lisboa, um espaço que conjuga a elegância das brasseries francesas com o estilo boémio dos cafés lisboetas do século passado.
A decoração, em materiais nobres, remete para uma atmosfera poética e o ambiente acolhedor convida a uma refeição inesquecível, quer nos lugares à volta do balcão, quer nas mesas mais intimistas, perfeitas para abrigar os casais apaixonados entre veludos carmim e candeeiros com luzes baixas.
No Brilhante, a cultura da cozinha clássica é celebrada pelas mãos do chef Luís Gaspar, num conjunto de pratos emblemáticos como o bife à brilhante, o cordon bleu ou arroz de lavagante, ideais para partilhar.
Locke: Santa Marta e Santa Joana, Lisboa
O Locke de Santa Joana, que abriu em 2024, é um complexo de lifestyle, onde se juntam restaurantes e bares.
Para os aficionados da mesa, o restaurante Santa Joana, com carta do chef Nuno Mendes, preparou alguns pratos especiais, com destaque para a costeleta de vaca maturada grelhada, tutano e vinagrete feito com molho de assado para partilhar, e nas sobremesas, mousse de chocolate quente, gelado de água de rosas e rosas cristalizadas.
Já o Santa Marta, lugar de sabores mediterrânicos, apresenta uma pizza de carpaccio de atum, pickles de malaguetas, cebolas derretidas, azeite biológico e uma bochecha de atum grelhada, molho de manteiga fumada, pickles de cebola roxa.
Espaço Porto Cruz, Gaia
Em pleno Cais de Gaia, o Espaço Porto Cruz reúne as condições de destino ideal para os amantes de Vinho do Porto celebrarem o amor.
A proposta começa com uma Prova de Vinho do Porto e Chocolate, com quatro vinhos e quatro chocolates artesanais.
Depois, nada como subir ao Terrace Lounge 360º, no topo do edifício, e desfrutar da vista ímpar sobre o rio Douro ao sabor de um dos cocktails de assinatura à base de vinho do Porto, como o cruz pink mojito ou o cruz rosemary.
Por fim, descer até ao DeCastro Gaia, cuja cozinha invoca a harmonização do vinho com petiscos tradicionais portugueses. Sob a orientação da dupla Miguel Castro e Silva e José Guedes, neste restaurante os produtos regionais são reis à mesa: Iscas do cachaço de bacalhau, morcela da Beira com maçã, raia alhada com esmagada de batata-doce, arroz de polvo e seus filetes ou costela mendinha com arroz de forno são algumas das sugestões perfeitas para partilhar.
Rocco, Lisboa
Para celebrar o Dia dos Namorados, o Rocco é uma escolha certeira, que vai arrebatar corações. O restaurante italiano vai fazer com que se apaixone pela decoração vibrante e festiva com inspiração na romântica Costa Amalfitana e pelo ambiente elegante, com muitos recantos para celebrar o dia mais romântico do ano.
Na cozinha de Ricardo Bolas são confecionados pratos com os produtos mais frescos e os melhores ingredientes italianos, com destaque para as massas frescas. Mas se entre os variados antipasti, pastas e risottos e pratos clássicos vai ser difícil escolher, o importante é deixar espaço para as maravilhosas sobremesas, entre elas, o tiramisú, perfeito para dividir a dois.
Lota Sea & Fire, Lisboa
Se o amor é um fogo que arde sem se ver, como escreveu Camões, por que não celebrá-lo num restaurante que usa a chama e as brasas para confecionar uma boa parte dos seus produtos de mar e terra? Falamos de um camarão tigre com molho de caldeirada, de uma raia com molho de manteiga ou de um corte de wagyu. O restaurante das Avenidas Novas, cuja carta tem assinatura do chef Hugo Candeias, tem tanto de cozinha criativa, como de sabores sólidos, num ambiente modernista, ideal para um jantar a dois, que pode sempre começar com um dos cocktails exclusivos.
Austa, Almancil
O Austa é um dos projetos mais originais que apareceu no Algarve nos últimos anos. Mérito do casal Emma e David Campus, que criou um restaurante de linhas simples em Almancil, onde se combinam harmoniosamente comida, vinho e design.
Na cozinha, o chef David Barata prepara um menu sazonal e local, assente nas ideias de sustentabilidade e ingredientes de pequenos produtores, onde a carne, os peixes e os vegetais têm igual destaque.
Penha Longa Resort, Sintra
Localizado em Sintra, um dos cenários mais românticos do país, o Penha Longa Resort não tem apenas um, mas sim dois restaurantes para celebrar o Dia dos Namorados.
Com vistas inspiradoras para o campo de golfe, no Arola o menu de São Valentim desenrola-se em seis momentos e inclui ingredientes como vieira, robalo, bacalhau, osso buco, framboesa e petits fours. Está disponível tanto no jantar de dia 14, como ao almoço e jantar de dia 15 (além da carta normal).
No Spices, o menu especial criado pelo chef também inclui seis momentos, mas aqui prevalecem os sabores pan-asiáticos como, por exemplo, sushi kudasai, tempura de camarão ou caril verde de peixe e camarão. Neste caso, o menu está disponível só ao jantar de 14 de fevereiro.
Black Pavilion, Lisboa
Ostra com caviar de lima, ovas de arenque e rebentos de coentros, garoupa com tagliatelle nero di sépia, camarão e creme de marisco e ainda carré de borrego em crosta de sésamo, puré de grão, beterraba e citrinos serão os grandes protagonistas da noite do dia de São Valentim no Black Pavilion.
O menu, preparado especialmente pelos chefs Vítor Matos e Guilherme Spalk para esta noite, contará ainda com um momento doce composto por bolo de chocolate, malagueta, gengibre e frutos vermelhos, pronto para aconchegar a alma e aguçar a paixão.
Oxalis, Funchal
Na Casa Velha do Palheiro, situada numa encosta do Funchal, com vista para o Atlântico, o dia mais romântico do ano é vivido com o devido fulgor, especialmente à mesa no novo restaurante Oxalis, projeto que abriu portas no final do ano passado com conceito renovado.
Dia 14 de fevereiro, o menu de cinco momentos incluirá vieira, lavagante, cherne ou pato, mas também várias frutas e legumes da horta e da ilha, não fosse esse o grande propósito da cozinha farm-to-table protagonizada pelo chef Gonçalo Bita Bota.
Além do menu especial, o hotel disponibilizará dois pacotes para todos os apaixonados: uma experiência romântica que inclui jantar, spa, estadia e uma boa dose de mimos extra (370 €/casal), e outra mais reduzida com jantar e spa para dois (260 €/casal).
Tudo bons motivos para visitar o único hotel na Madeira com a chancela da Relais & Châteaux.
Provincia, Lisboa
Trata-se de um dos restaurantes mais bonitos de Lisboa, com um bar em mármore, decoração intimista e sala a meia luz. O cenário perfeito para um jantar a dois, a partir de um menu de sabores italianos e portugueses, com várias opções para partilhar como os ovos cremosos com trufa e parmesão, os gnocchi com rabo de boi no forno ou do bolo de chocolate com caramelo salgado e mascarpone, para acompanhar com os cocktails da casa.