Tem 270 mil seguidores – e sempre a aumentar. Pode ser considerada a influencer mais velha do mundo, mas é também uma defensora dos direitos das mulheres. Iran Khanoom é do Irão, tem 91 anos e ainda afirma, orgulhosamente, que tem todos os seus dentes. A sua página do Instagram é um misto de estilo, humor e mensagens de empoderamento, que já atraiu parcerias com muitas marcas de luxo da indústria da moda, entre estas a Gucci. Iran faz questão de mostrar que a moda não conhece limites de idade e uma das marcas de que mais gosta é da espanhola Zara, surgindo com várias das suas peças.
“A moda ajuda-nos a superar os momentos mais difíceis da vida. Não escolho um estilo ou uma direção: acho que escolher um estilo específico me limita”, diz. Os seus looks são uma combinação sofisticada inspirados no que aprende ao longo da vida e o que vai descobrindo com o seu neto, o designer Daniel Mirzapour.
“Não se trata apenas dos homens serem melhores do que as mulheres ou das mulheres serem melhores do que os homens. Todos merecemos uma hipótese justa. E se formos neutros em situações de injustiça, devemos saber que escolhemos ficar do lado do opressor“, lê-se numa das suas publicações. Iran usa a moda para passar mensagens que lembram o valor da justiça e da igualdade, bem como de aproveitarmos a vida como se fosse sempre o último dia. “E se soubesse a data e a hora exatas em que partiria desta vida? Ao saber quanto tempo ainda lhe resta, escolheria viver em paz, apreciaria a sua família e amigos próximos e tentaria deixar uma impressão positiva e duradoura. . . Ou preferia viver descuidadamente?”