Letizia assistiu na manhã desta segunda-feira, dia 16 de janeiro, ao funeral do rei Constantino da Grécia, tio materno do seu marido, Felipe VI. O irmão da rainha Sofía de Espanha morreu na passada terça-feira, dia 10, aos 82 anos, motivo pelo qual grande parte da família real espanhola – os atuais reis, os reis eméritos, as infantas Elena e Cristina, e todos os filhos destas – viajou para Atenas para este momento de despedida.
Todos se vestiram de luto rigoroso, tal como pedia a ocasião, e Letizia não foi exceção, tendo optado por um vestido preto estilo ‘wrap’, de comprimento midi e saia plissada.
A rainha completou o visual com uma peça especial. Ao peito, do lado esquerdo, levava a pregadeira d’ “A Peregrina”, uma peça valiosa que pertence ao conjunto das “joias de passar”, que pertenceu à rainha Victoria e foi passando de geração em geração até chegar a Letizia, A pregadeira contém a pérola d’ “A Peregrina”, uma das maiores do mundo, que tem em seu redor duas filas de diamantes, das quais sai outra pérola, que fica pendente.
Esta é uma das joias mais importantes da Coroa espanhola e a rainha Letizia usou-a em muito poucas ocasiões. A última vez que a exibiu foi durante a Páscoa Militar de 2022, há cerca de um ano.