Aos 89 anos, o italiano Giorgio Armani não parece ter vontade de se reformar e mantém-se um nome incontornável da moda internacional. As propostas outono/inverno 2024-2025 que apresentou em Milão provam que os clássicos podem sempre reinventar-se, mostrando uma coleção, Winter Flowers (flores de inverno), que concilia o seu legado com toques de modernidade.
“Gosto da ideia das flores de inverno pelo simples facto de que há poucas nesta estação”, justificou o designer na breve conferência de imprensa que deu na ocasião. Se depender dele, não faltará uma atmosfera primaveril ao guarda-roupa do próximo inverno.
O Oriente tem sido uma fonte de inspiração recorrente na longa carreira de Giorgio Armani, que a ela volta nesta coleção: os crisântemos são omnipresentes em diversos modelos e os painéis de seda com imagens chinesas enriquecem os vários casacos de veludo. Estes são maioritariamete pretos ou azuis, quase sempre bordados ou estampados, em linhas estruturadas que contrastam com a fluidez das calças.
A paleta de base discreta e sóbria, onde o cinza e o branco têm um lugar destacado ao lado das cores escuras, deixa espaço para uma certa exuberância, com os tons de rosa a animarem as propostas, seja através dos bordados, seja em peças individuais.
Veja a galeria de fotos e inspire-se.