David Cameron pretende alterar a lei da sucessão ao trono. O primeiro-ministro britânico quer apresentar uma proposta aos países da Commonwealth – conjunto de nações que partilham laços históricos com o Reino Unido – para que não haja superioridade do homem sobre a mulher e a rainha possa ser católica. A aprovação desta lei permitiria que, se William e Catherine tivessem uma menina, esta pudesse subir ao trono.
Durante uma audiência na Câmara dos Comuns, Cameron mostrou-se a favor da abolição da lei atual, que prevalece há 300 anos. No entanto, o político está ciente que a alteração evará bastante tempo, já que exigiria modificações legais em alguns países da organização. “Teremos uma reunião sobre este tema no encontro de chefes de Estado da Commonwealth”, afirmou Cameron, que estará em visita à Austrália durante a próxima semana, na sequência do encontro dos chefes de estado da Commonweath.
Segundo a lei atual, os membros da família real britânica não podem converter-se ao catolicismo ou casar-se com uma pessoa dessa religião sem renunciar à sucessão ao trono. Além disso, os varões têm superioridade sobre as mulheres na linha de sucessão.
David Cameron quer alterar lei da sucessão ao trono
O primeiro-ministro quer apresentar uma proposta aos países da Commonwealth para que não haja superioridade do homem sobre a mulher.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites