Beatriz da Holanda comemora hoje 74 anos e os rumores de que a rainha poderá abdicar do trono estão a intensificar-se. Os porta-vozes do governo já anunciaram que “o príncipe herdeiro, Guilherme, está pronto para reinar”. Além disso, o gabinete da rainha foi reforçado com pessoal. Dois factos que levam a crer que a Rainha, que se torna na chefe de Estado com mais idade da história do país, irá ceder a coroa ao seu filho, Guilherme.
A acontecer esta será uma atitude natural na Holanda. Já a avó e a mãe de Beatriz, respetivamente as rainhas Guilhermina e Juliana, cederam o trono às suas sucessoras. Guilhermina reinou durante as duas guerras mundiais, a crise económica de 1933 e a descolonização dos territórios no Ultramar e tinha 68 anos, quando, em 1948 passou o trono para Juliana. Juliana foi uma rainha muito popular e, em 1980, aos 71 anos, levantou o braço da filha, Beatriz perante o país e pediu três vivas para a nova soberana dos holandeses. Desde então, Beatriz tem reinado com eficácia e com uma busca de perfecionismo, que por vezes, a tem feito parecer distante. Uma imagem que tem vindo a mudar desde a morte do marido, o príncipe consorte, Claus, que morreu em 2002, e com os oito netos.
Entre eles estão Amalia, de oito anos, Alexia, de seis, e Ariane, de quatro, filhos de Guilherme e Máxima, que a rainha Beatriz defende como uma digna sucessora da coroa holandesa.
Rainha Beatriz da Holanda poderá abdicar do trono
Os rumores dizem que a soberana, que comemora 74 anos hoje, pode passar a coroa para o filho, Guilherme ainda este ano.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites