Naruhito do Japão celebrou esta quarta-feira o seu 52.º aniversário e fez questão de recordar o delicado estado de saúde do seu pai, o imperador Akihito, que se submeteu a um bypass coronário no passado sábado, dia 18. Durante uma conferência de imprensa, o príncipe, que atualmente assume todos os compromissos oficiais do imperador japonês, revelou o seu desejo de ajudar o seu pai a executar todas as suas tarefas. “Há que ter em consideração a idade do imperador, é necessário reduzir a carga de trabalho”, afirmou à agência Kyodo.
No entanto, Naruhito recusou-se a responder se considerava necessário introduzir um limite máximo de idade para subir ao trono japonês. O príncipe apenas declarou que “existem várias opções disponíveis” para reduzir a agenda oficial do imperador. Além disso, o filho mais velho de Akihito não quis dar a sua opinião sobre a lei que será debatida este mês que permitirá que as mulheres da família real japonesa não percam a sua condição nobre quando casarem com plebeus.
O príncipe japonês falou também sobre a sua mulher, Masako, que se encontra a fazer tratamento médico devido a uma depressão causada por stress. “Pouco a pouco poderá aumentar o alcance das suas actividades”, esclareceu. Já sobre a sua filha, Aiko, de 10 anos, Naruhito afirmou que agora já se sente segura e integrada na escola, depois de ter sido vítima de perseguição.
O príncipe Naruhito relembrou ainda as vítimas do tsunami que devastou o noroeste do Japão há um ano. “Estou muito animado por as pessoas afetadas pela catástrofe estarem a fazer esforços de forma conjunta em prol da reconstrução”, acrescentou.
Naruhito do Japão diz que o estado de saúde do pai é muito frágil
O filho do imperador Akihito afirmou que está disposto a desempenhar os compromissos oficiais para reduzir a agenda do imperador Akihito.