Em 60 anos de reinado foram poucas as situações em que Isabel II se dirigiu à nação – exceptuando o discurso natalício todos os anos. De facto, foi apenas em fevereiro de 1991, devido à Guerra do Golfo, e em 1997, num tributo à princesa Diana, que a rainha falou para os ingleses.
No entanto, as celebrações do seu Jubileu de Diamante deixaram a soberana tão emocionada que a rainha proferiu um discurso que foi emitido pela televisão. As palavras da rainha foram as seguintes:
“Tocou-me profundamente ver milhares de famílias, vizinhos e amigos a celebrar juntos num ambiente tão alegre.
Mas o príncipe Philip e eu queremos aproveitar esta oportunidade para agradecer e demonstrar o nosso apreço a todos os que ajudaram a organizar estas celebrações do Jubileu. Tem sido um enorme desafio, mas tenho a certeza de que todos os que desfrutaram desta ocasião festiva se aperceberam do trabalho que foi necessário. Espero que as memórias dos eventos felizes deste ano alegrem as nossas vidas durante muitos anos.
Irei continuar a guardar com carinho e a inspirar-me em todos os gestos simpáticos que tiveram para comigo neste país e por toda a Commonwealth.
Muito obrigada a todos.”
Isabel II confessa-se “profundamente sensibilizada” com as comemorações do Jubileu
A rainha de Inglaterra dirigiu-se à nação num raro discurso público.