
Cristina de Espanha e Iñaki Urdangarín
Getty Images
Como é já habitual, a família real espanhola vai desfrutar de umas semanas de férias em Palma de Maiorca, durante o mês de agosto. Contudo, segundo um comunicado do Palácio de Zarzuela, estas férias em família não incluem o duque de Palma, Iñaki Urdangarin, a infanta Cristina e os quatro filhos de ambos.
Os duques de Palma estão cada vez menos envolvidos nos atos oficiais da família real espanhola. Na Semana Santa, os reis, os príncipes das Astúrias e a infanta Elena estiveram em Palma de Maiorca para assistir à tradicional missa de Páscoa, mas a família de Cristina não esteve presente. A última vez que os duques, que vivem em Washington, foram a Espanha foi no mês de maio, quando o pai de Iñaki Urdangarín morreu.
Recorde-se que o genro do rei Juan Carlos está a ser julgado pelos alegados crimes de fraude, desvio de dinheiros públicos, prevaricação e evasão fiscal e que, desde que foi acusado, foi afastado dos atos oficiais pela Casa Real espanhola.
O palácio de Zarzuela confirmou também, em comunicado, que o príncipe Felipe não irá participar no campeonato de vela em Palma de Maiorca, porque este foi antecipado para julho, data em que o príncipe ainda está tem agendadas atividades oficiais.
Os reis de Espanha, os príncipes das Astúrias e a infanta Elena devem encontrar-se na ilha na primeira quinzena de agosto. Só a rainha Sofia de Espanha permanecerá no Palácio de Marivent praticamente todo o mês.