O governo britânico já recebeu a aprovação final de todas as nações da Commonwealth que têm Isabel II como chefe de Estado para introduzir um projeto de lei que eliminará a primazia aos primogénitos rapazes na sucessão ao trono. O anúncio foi feito pelo vice-primeiro-ministro, Nick Clegg, que afirmou que a coligação apresentará “o mais rápido possível” a nova lei de sucessão ao trono na Câmara dos Comuns. “É uma bonita coincidência que a confirmação final dos outros territórios do reino tenha chegado no mesmo dia que a notícia de que os duques de Cambridge estão à espera do primeiro filho”, disse Clegg.
Assim, o primeiro filho de William e da mulher, Catherine, que está grávida de oito semanas, será herdeiro da coroa britânica, qualquer que seja o seu sexo.
A 16 de outubro de 2011, os 16 países da Commonwealth acordaram modificar as suas leis de sucessão. A mudança na legislação porá fim ao atual princípio de que os varões têm preferência sobre as mulheres, que está vigente há quase 300 anos.
Governo britânico ultima nova lei de sucessão ao trono
Os países da Commonwealth já deram o consentimento final para que a lei da sucessão seja alterada, portanto o primeiro filho de William e Kate, quer seja menino ou menina, será herdeiro da coroa britânica.