Philippe da Bélgica despediu um assessor do seu pai, o rei Alberto, por ter divulgado informação privada da família. Em causa está uma carta escrita pela rainha Paola que Vincent Pardoen enviou aos meios de comunicação, sem o conhecimento e autorização do soberano.
A mensagem referia-se ao estado de saúde do príncipe Laurent, onde Paola justificava o facto de não ter visitado o filho dez dias depois do seu internamento. A Casa Real já considerou a publicação da carta como “pouco oportuna” e lamentou a perda de confiança em Pardoen. O assessor foi imediatamente substituído pelo capitão de fragata Peter Degraer.
No entanto, segundo Jan van den Berghe em declarações ao jornal De Morger, o despedimento de Pardoen trata-se de um claro sinal de autoridade de Philippe da Bélgica. Nos últimos dias, a imprensa belga tem especulado sobre o alegado controlo que o rei Philippe, que subiu ao trono no verão passado, exerce sobre os pais, Alberto e Paola.
Recorde-se que os antigos reis não marcaram presença na receção de Ano Novo, ausência que intensificou os rumores sobre o mal-estar entre a família.
Philippe da Bélgica despede assessor do pai
Vincent Pardoen divulgou uma carta da rainha Paola sobre o estado de saúde do príncipe Laurent.