Os reis Felipe VI e Letizia estão esta segunda-feira, dia 7, em Lisboa, para uma visita oficial que durará apenas cerca de seis horas. Esta é a segunda viagem ao estrangeiro desde que Felipe VI substituiu o pai na liderança da Coroa espanhola, depois de, na semana passada, o casal real ter estado no Vaticano, onde se reuniu com o Papa Francisco.
Fique a conhecer a agenda de Felipe VI e Letizia para o dia de hoje:
11h20 – Chegada dos reis de Espanha ao Palácio de Belém. Ainda no exterior, foram prestadas as honras militares a Felipe VI, ouviram-se os hinos de Espanha e Portugal e o rei passou revista à Guarda de Honra. Acompanhados por Maria e Aníbal Cavaco Silva, os soberanos espanhóis entraram depois para o Palácio de Belém, onde está previsto que assinem o Livro de Honra.
11h45 – Encontro privado do Presidente da República com o rei de Espanha, ao qual se juntam as respetivas delegações.
12h20 – Declarações do Presidente da República e do rei de Espanha à Comunicação Social.
13h25 – Chegada dos reis de Espanha ao Palácio de Queluz, onde serão novamente recebidos pelo Presidente da República e a primeira-dama nos Jardins do Palácio. O momento será registado com uma fotografia e depois os dois casais percorrerão o espaço, onde se exibem os cavalos da Escola Portuguesa de Arte Equestre.
Segue-se depois um almoço na Sala do Trono oferecido pelo casal presidencial português em honra de Felipe VI e Letizia. Tanto Aníbal Cavaco Silva com o novo rei de Espanha farão um discurso.
Enquanto o marido cumpre a agenda, a rainha Letizia também tem programa em separado, durante o qual conta sempre com a companhia de Maria Cavaco Silva. Às 11h45, a soberana e a primeira-dama reúnem-se com Paula Costa, a presidente da Federação das Doenças Raras.
Já depois de almoço, os reis de Espanha dirigem-se ao Parlamento, onde assinarão também o Livro de Honra e serão cumprimentados pelos deputados, antes de uma reunião com a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves. Felipe VI e Letizia visitarão ainda o edifício, nomeadamente, a exposição O Nascimento de Uma Democracia.
Segue-se um encontro com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, no Palácio de São Bento.
Marrocos, França e Bélgica são os próximos destinos dos reis de Espanha.