A família real da Bélgica presidiu esta manhã às comemorações do Dia Nacional na catedral de São Miguel e Santa Gúdula, em Bruxelas. A data festiva assinala a ratificação da Constituição belga de 1890, durante o reinado de Leopoldo I, bem como a coroação de Philippe e Mathilde, que decorreu há precisamente um ano. Os festejos arrancaram com a tradicional missa Te Deum, onde estiveram presentes os soberanos e os seus quatro filhos, Elisabeth, de 13 anos, Gabriel, de 10, Emmanuel, de oito, e Eleonore, de seis.
Já os restantes membros da família real deslocaram-se a diferentes partes do país: o príncipe Lorenz e a mulher, Astrid, assistiram a uma missa na catedral de São Salvador, em Brujas, enquanto o príncipe Laurent e a mulher, Claire, estiveram na catedral de São Albino, em Namur.
No entanto, a família real voltou a juntar-se à tarde para o desfile militar que teve lugar na capital belga. Os grandes ausentes das comemorações do Dia Nacional da Bélgica foram a rainha Fabíola, por questões de saúde, e Alberto que Paola, que já estão de férias.
Família real da Bélgica comemora Dia Nacional
Os reis Philippe e Mathilde e os quatro filhos presidiram aos festejos em Bruxelas.