Felipe VI e Letizia de Espanha presidiram hoje à entrega dos prémios Príncipe das Astúrias, no Teatro Campoamor, em Oviedo. A cerimónia contou também com a presença da rainha Sofía e Paloma Rocasolano, mãe de Letizia.
A 34.ª edição de entrega dos galardões teve especial importância, já que foi a primeira que Felipe e Letizia presidiram depois de terem sido proclamados reis. Além disso, foi a última dos galardões Príncipes das Astúrias, pois a partir do próximo ano estes se chamarão Princesa das Astúrias. Daqui em diante, será a princesa Leonor a presidente da Fundação Príncipe das Astúrias, na qual se inserem os galardões.
O soberano emocionou-se ao fazer o balanço da entrega dos prémios ao longo dos anos. “Compreendem a quantidade de recordações e sentimentos inesquecíveis que hoje estão dentro de mim”, afirmou.
Os premiados deste ano são: o arquiteto Frank O. Gehry (Artes); o historiador francês de origem espanhola Joseph Pérez (Ciências Sociais); o cartoonista argentino Joaquín Salvador Lavado Tejón (Comunicação e Humanidades); os químicos Avelino Corma, Mark E. Davis e Galen D. Stucky (Investigação Científica e Técnica); o escritor irlandês John Banville (Letras); a Maratona de Nova Iorque (Desporto); o grupo de estudantes da Comissão Fulbright (Cooperação Internacional) e a jornalista e defensora dos direitos humanos Caddy Adzuba.
Reis de Espanha presidem à cerimónia de entrega dos prémios Príncipe das Astúrias
Os galardões foram entregues no Teatro Campoamor, em Oviedo.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites