A princesa Leonor nasceu a 31 de outubro de 2005, em Madrid. Aos nove anos carrega já a responsabilidade de um dia suceder ao pai, o rei Felipe VI, no trono espanhol e desde muito cedo que a sua educação tem sido pensada nesse sentido. Contudo, os pais fazem questão que tenha uma infância o mais normal possível e, por isso, também a sua irmã, a infanta Sofía, tem sido educada segundo os mesmos padrões.
De acordo com a revista HOLA!, os que são mais próximos de Leonor garantem que a menina é “muito princesa”, no sentido de ser bastante feminina e de não só não ter medo da exposição pública, como de até gostar do contacto com as objetivas. Na escola é uma aluna aplicada, atenta e de amizades fáceis.
A menina tem aulas de inglês e, para que no futuro fala fluentemente, tanto a mãe, Letizia, com a avó paterna, a rainha Sofía, costumam falar com ela neste idioma. Além disso, Leonor e Sofía têm contacto com a língua através de livros e de filmes. O mandarim também faz parte da formação das duas meninas, com duas aulas por semana. As filhas dos reis de Espanha dedicam ainda uma boa parte do seu tempo à prática de ballet, ténis, esqui e natação.
No dia em que o pai, Felipe VI, foi proclamado rei de Espanha, Leonor recebeu o título de princesa das Astúrias, mas também os de princesa de Girona e princesa de Viana. É também duquesa de Montblanc e condessa de Cervera.
Princesa Leonor completa nove anos
Este é o primeiro aniversário da filha mais velha dos reis Felipe e Letizia como princesa das Astúrias.