São príncipes e podem até ter a vida facilitada, mas Haakon e Mette-Marit da Noruega garantem que também enfrentam problemas comuns todos os dias e que, por isso, têm de ser considerados como “pessoas normais e vulneráveis que tentam fazer as coisas da melhor forma possível”. Foi justamente este ponto de vista que o casal real quis defender durante uma entrevista intimista para o jornal Dagbladet. “Quando há problemas, respiro fundo e penso: ‘Ok, hoje é um dia mau’. E no dia seguinte tento recomeçar do zero, tendo sempre em mente que é um dia novo e tem de ser encarado de forma positiva”, explicou Haakon, quando o jornalista lhe perguntou como lidava com os desafios do dia-a-dia. No entanto, o príncipe fez também questão de referir que, graças à ajuda da mulher, os dias complicados não são muito frequentes: “A Mette tem um talento especial para se relacionar com as pessoas, faz com que se sintam à vontade sem esforços, a sua simpatia é um talento nato. Com as crianças é a mesma coisa, quando têm um problema, vão falar diretamente com ela. É uma área que ela domina muito bem”. Ao que a princesa respondeu com outro elogio: “Obrigada Haakon, mas nem sempre é assim. Os meninos e eu também te procuramos quando precisamos de consolo e apoio”.
Apesar de carregar consigo a responsabilidade de um dia subir ao trono norueguês, o príncipe Haakon mantém os pés bem assentes na terra e dá valor ao que realmente interessa, como revelou: “[O mais importante] são as relações com os outros e acreditarmos em nós. Os seres humanos são muito complexos. Temos um lado bom e um lado mau, por isso é fundamental destacar os aspectos positivos para mostrarmos o melhor de nós”.
E quanto ao segredo para continuarem felizes ao lado um do outro depois de treze anos de casamento, a futura rainha afirma: “Antes de dizer algo negativo, penso duas vezes. Não gosto de me focar nas coisas más, é sempre melhor realçar as boas”.
Os príncipes Haakon e Mette-Marit têm dois filhos em comum: Ingrid Alexandra, de 10 anos, e de Sverre Magnus, de oito. A princesa é ainda mãe de Marius Borg, de 17 anos, fruto de um relacionamento anterior.
Haakon e Mette-Marit da Noruega: “Somos pessoas normais”
Os herdeiros do trono norueguês contaram numa entrevista intimista como lidam com os problemas do dia-a-dia.