Enquanto o irmão, William, e Kate Middleton estavam no centro das atenções em Nova Iorque, o príncipe Harry aproveitou para viajar para o Lesoto, em África, entre os dias 5 e 10 de dezembro. Na qualidade de fundador da organização solidária Sentebale, o príncipe visitou a construção do novo centro de apoio que irá contribuir para a educação e saúde das crianças locais com sida.
Rodeado de jovens e apercebendo-se da dimensão que o projeto alcançou desde início, em 2006, o filho mais novo do príncipe Carlos não escondeu a paixão que tem pela fotografia e documentou esta viagem numa série de imagens a preto e branco agora divulgadas. “Eu sempre gostei de fotografia e os desafios que vêm com a tentativa de capturar a foto perfeita, embora na intimidade não tire muitas fotografias”, partilhou o príncipe, acrescentando que ” As melhores fotos que eu tenho são na minha cabeça – Eu tenho algumas memórias muito especiais, principalmente de África.”
Harry juntou-se a dezenas de crianças que participavam em diferentes sessões de apoio de forma a desenvolverem a sua confiança. “Estas são as crianças que nunca tiveram a oportunidade de falar sobre a sua doença, e que não tinham ideia de que eram um dos muitos da sua faixa etária. Foi realmente emocionante vê-los interagir uns com os outros”.
O príncipe deslocou-se ainda às montanhas de Mokhotlong para ver jovens pastores, também apoiados pelo programa de escola noturna da instituição.
Recorde-se que Harry de Inglaterra fundou a instituição Senteable com o príncipe Seeiso do Lesoto, em memória da sua mãe, a princesa Diana, após uma visita ao país em 2004.