A morte de Francisco Rocasolano, avô materno de Letizia, no início desta semana, alterou um pouco os planos dos reis de Espanha para as férias de verão. Tal como previsto, o rei Felipe VI chegou a Palma de Maiorca esta quinta-feira, dia 30, com as filhas, Leonor e Sofía, mas sem a mulher. Apesar de não terem sido divulgadas informações relativas ao funeral de Francisco Rocasolano, a imprensa espanhola refere que Letizia está a acompanhar a família neste momento difícil.
Na ilha, Felipe juntou-se à mãe, a rainha Sofía, e aos sobrinhos, Juan Froilán e Victoria Federica, filhos da sua irmã Elena, e Juan Valentín, Pablo Nicolás, Miguel e Irene, filhos da sua irmã Cristina.
E hoje o rei começou a cumprir a agenda oficial das férias, que inclui almoços e reuniões com os representantes das Ilhas Baleares, sendo que este ano esses encontros acontecem no Palácio de Marivent, residência oficial da família real espanhola em Palma de Maiorca, e não no Palácio de La Almudaina, como acontecia em anos anteriores. Esta mudança poderá ser um sinal que mostra que o soberano está recetivo à ideia de abrir as portas ao público, como tem sido solicitado pelos locais.
Felipe VI em Palma de Maiorca com as filhas e sem Letizia
A rainha continua em Espanha com a sua família que se mantém unida depois da morte do patriarca, Francisco Rocasolano.