
Felipe VI e Juan Carlos de Espanha
Getty Images
Depois de quase quatro décadas no trono de Espanha, Juan Carlos está feliz com a vida que tem desde que abdicou a favor do filho, Felipe VI, em junho de 2014. “Sinto-me fantástico, muito bem, bem de saúde, que é o mais importante, e a habituar-me a uma vida mais tranquila e com menos responsabilidades. Mas com mais tempo para receber os amigos e outras pessoas a quem não tive tempo de dar atenção durante tantos anos. Agora posso passar mais tempo com elas. E continuo disponível para servir Espanha sempre que o rei me peça para o representar, o que para mim será sempre uma honra e uma imensa satisfação”, afirmou o marido da rainha Sofía durante uma entrevista radiofónica transmitida esta segunda-feira, dia 31.
Nesta ocasião, Juan Carlos aproveitou também para elogiar o trabalho desenvolvido pelo filho ao longo deste último ano. “Sinto-me, como podem imaginar, muito orgulhoso, emocionado e deliciado por vê-lo tão à vontade neste papel. Não podia ser de outra maneira”, afirma, garantindo assim que não se arrepende da decisão de abdicar e deixar o lugar a Felipe, que se preparou para o cargo toda a sua vida.
O afastamento da vida pública tem permitido a Juan Carlos de Espanha desfrutar mais da vida. Este verão, por exemplo, passou uns dias de férias em Saint-Tropez, sul de França, com amigos, e foi também visto em San Sebastián a assistir a uma corrida de touros com a filha Elena e os netos Froilán e Victoria Federica.