O rei Carlos Gustavo da Suécia completa 70 anos no próximo dia 30 de abril e a data será comemorada com banquetes, paradas militares nas ruas, salvas de canhão e concertos. As festividades começarão às 8h00, como é habitual, com o hastear da bandeira no Palácio Real de Estocolmo e a atuação da banda real.
Duas horas depois, o soberano, a mulher, a rainha Sílvia, e os filhos, os príncipes Victoria, Madalena e Carl Philip assistirão a uma celebração religiosa na capela do palácio. Para já não se sabe se os respetivos cônjuges – Daniel, Chris O’Neill e Sofia – estarão presentes, mas é previsível que sim. A maior dúvida reside na princesa Sofia que se encontra na reta final da primeira gravidez e entrou esta semana de licença de maternidade, podendo o bebé nascer a qualquer momento.
Carlos Gustavo sairá depois ao pátio do palácio para saudar os suecos e as crianças terão a oportunidade de lhe oferecer flores. Uma tradição em dia de aniversário de todos os membros da família real.
Ao cair da noite serão lançados 21 tiros de canhão e depois da parada militar pelas ruas, o rei e os seus convidados desfrutarão de um banquete de luxo. O dia terminará com o monarca e a sua família a saudar o povo a partir do balcão do palácio, à semelhança do que acontece nos casamentos reais.
Mas embora o dia do aniversário seja 30 de abril, a partir de dia 25 já estão previstas algumas iniciativas – essencialmente musicais – para assinalar a data ao longo de toda a semana.
Família real da Suécia prepara-se para festejar 70.º aniversário do rei Carlos Gustavo
A data será celebrada com pompa e circunstância.