Desde 1887 que a Holanda celebra na terceira terça-feira de setembro o Dia do Príncipe, que marca também a abertura do ano parlamentar. A cerimónia foi presidida pelos reis Guilherme e Máxima que fizeram história ao chegar, pela primeira vez, ao local na Carruagem de Cristal, fabricada em 1821. Habitualmente, os monarcas percorrem o caminho desde o palácio na Carruagem de Ouro, oferecida pela cidade de Amesterdão à rainha Guilhermina aquando da sua coroação, em 1890.
E se as condições atmosféricas foram bem diferentes do ano passado – em 2015 as cerimónias ficaram marcadas pela chuva – houve algo que me manteve inalterado: a elegância da rainha Máxima. Como sempre, a soberana apresentou-se no seu melhor com um vestido azul e amarelo torrado de duas peças desenhado por Claes Iversen. O look ficou completo com um chapéu no mesmo tom da saia e uns brincos compridos.
Após o discurso, a família real regressou ao palácio Noordeinde para saudar os holandeses desde o balcão. Seguiu-se depois um almoço na residência oficial do primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte.
Elegância da rainha Máxima em destaque na abertura do ano parlamentar
Soberana volta a estar no centro de todas as atenções.