Passaram já 1000 dias desde 19 de junho de 2014, quando Filipe VI foi proclamado rei – com um primeiro discurso que prometia uma monarquia renovada e adequada aos novos tempos. Ao seu lado, a mulher, Letizia Ortiz, que tem vindo a demonstrar – com diversas escolhas, ao longo deste período de tempo – ter a postura de uma verdadeira rainha.
1. A decisão de não viajar à Arábia Saudita
No passado mês de janeiro, o rei Felipe VI viajou sozinho até à Arábia Saudita. Letizia afirmou recusar-se a visitar um país com um embaixador nos Estados Unidos que, quando questionado acerca da morte de crianças inocentes na consequência dos bombardeamentos, compara a situação a nunca mais poder ter intimidade com a sua esposa. O protocolo da família real contempla a ausência da rainha em algumas viagens do marido, e, neste caso, Letizia deixou um ponto bem marcado.
2. Recuperou a tradição da tiara das rainhas
Esperou exatamente 1000 dias desde que o seu sogro abdicou do trono para usar a tiara da flor de liz, que já havia sido usada pela rainha Sofía. Embora não seja fã de ostentar jóias,escolheu usar a referida peça no jantar de gala em honra do presidente argentino, Mauricio Macri, e da sua esposa, Juliana Awada. Esta é uma tiara com grande tradição na família real espanhola – o que fez com que a decisão da rainha tenha sido muito importante.
3. No dia da proclamação, soube respeitar o lugar do rei
Relegando-se para segundo plano, com um look acertado e uma postura discreta. Foi assim que Letizia marcou a sua presença no dia da proclamação de Felipe VI como rei. Sabia que o protagonista era o seu marido e cumpriu à risca o seu papel de rainha consorte.
4. Retomou as viagens humanitárias da sua sogra
Realizará em breve uma segunda viagem a África. Antes, já visitou as Honduras e El Salvador, trazendo de volta a tradição encetada pela rainha Sofía de visitar as zonas nas quais Espanha tem vindo a intervir para ajudar ao desenvolvimento.
5. O discurso perfeito em Ávila
A sua formação em Jornalismo dotou-a de uma boa capacidade de dominar o espaço, a comunicação verbal e não verbal. Estas capacidades ajudaram-na numa das suas últimas aparições em público, no passado dia 1 de Março, no Congresso Internacional ‘Mujer y Discapacidad. Cruzamos fronteras’. A rainha raramente olhou para o papel, focando a sua atenção na audiência presente.
6. Voltou à neve
Desde que se tornaram reis, Felipe VI e Letizia raramente se deslocaram para esquiar ou praticar regatas, modalidades muito associadas à Família Real espanhola. No passado mês de Fevereiro, assistimos finalmente a uma alteração deste paradigma! Os reis viajaram até à estância de ski de Astún-Candanchú, em Huesca com as suas filhas, a princesa Leonor e a infanta Sofia.
7. Inovou, aos poucos, a sua forma de vestir
A 6 de janeiro presenteou-nos com um dos seus melhores looks: um vestido e capa verde-azeitona. Desde que o seu marido é rei que tem inovado e arriscado muito mais no que diz respeito a roupa e penteados.
8. A decisão de não estar presente na tomada de posse de Rajoy
A ausência na tomada de posse de Mariano Rajoy foi uma decisão sem precedentes e que veio reabrir o debate acerca da posição que a esposa do monarca deve adotar nestas ocasiões. O certo é que a Constituição não decreta qualquer obrigatoriedade de presença da consorte, embora a rainha Sofía sempre tenha escolhido acompanhar o marido.
9. Reparou no erro protocolar de Macri e foi a tempo de o corrigir
O presidente argentino Mauricio Macri teve um momento de distração durante o jantar, na sua visita ao Palácio real. Estava prestes a brindar com água, – em vez de cava, um vinho espumante produzido na Catalunha – mas Letizia deu-se conta do erro a tempo de o corrigir e evitar que se quebrasse o protocolo.
10. Discursa em vários idiomas
Perseverante e perfeccionista. São duas grandes qualidades que associamos a Letizia. Prepara cada discurso de forma cuidadosa e tem a atenção de fazer corresponder o idioma no qual se expressa ao país que visita.