Durante a visita oficial que fez a Espanha no final de fevereiro, a primeira-dama argentina, Juliana Awada, foi tão criticada pela escolha do guarda-roupa, considerado de estilo demasiado idêntico ao da rainha Letizia, que na hora dos preparativos para a visita oficial que fez à Holanda, a 27 e 28 de março, teve certamente uma preocupação acrescida: a de garantir que o faux pas não se repetiria. Afinal, a bonita mulher do presidente Mauricio Macri, que é reconhecida pela sua elegância e bom gosto, sabia que durante os dois dias que passaria nos Países Baixos estaria de novo debaixo de escrutínio e não quis arriscar sair a perder no “duelo” com a rainha Máxima, sua compatriota.
E o “duelo” começou assim que as duas apareceram pela primeira vez lado a lado, durante uma visita à casa de Anne Frank, e só terminou na hora da despedida. Para esse primeiro evento conjunto, a rainha arriscou uma saia com estampado floral – uma das grandes tendências desta estação –, que conjugou com top e blazer escuros, clutch mostarda e um conjunto de colar e pendentes de pérolas, enquanto Juliana optou por um discreto conjunto de vestido e casaco de inspiração Chanel, em tweed, com detalhes bordados a pérolas, da marca argentina Lyu.
As duas voltaram a “confrontar-se” nessa noite, à entrada do Palácio Real de Amesterdão, onde se realizou um jantar de gala, mas agora com vistosos vestidos compridos. Máxima repetiu o modelo de renda nude sem ombros do estilista holandês Jan Taminiau que usara no casamento do seu irmão Juan Zorreguieta, no verão de 2014, e usou um conjunto de brincos, colar e tiara-bandolete de diamantes. Juliana, por seu turno, optou por um modelo em tons cinza com transparências e brilhos, desenhado especialmente para a ocasião. “Demorámos três semanas a fazê-lo. Tem muito trabalho minucioso feito à mão. Foi-nos encomendado em janeiro”, revelou um responsável da marca argentina Ménage à Trois ao jornal La Nación.
A primeira-dama argentina afirmou-se ainda num vestido escuro com pequenas flores e com um conjunto de vestido e casado azuis claros, com quais brilhou sem ofuscar a anfitriã.
Máxima da Holanda e Juliana Awada: Duelo de elegância entre argentinas
A visita oficial do presidente argentino à Holanda proporcionou o encontro entre as duas compatriotas.