A conhecida cadeia de fast food Burger King só chega à Bélgica no próximo mês, mas já está a gerar polémica e, de acordo com a imprensa local, já está a ser processada pela Casa Real. Na origem da controvérsia está uma campanha publicitária, na qual a marca pede ao povo belga para escolher o seu “verdadeiro rei”, dando a hipótese de escolha entre a mascote da cadeia e o rei Philippe. “Dois reis. Uma coroa. Quem vai governar? Votem agora…”, pode ler-se na votação que decorre online. E quando o internauta escolhe a opção do monarca belga tem direito a mais questões: ”Tem a certeza? Ele não cozinha batatas fritas para si!”.
Um porta-voz da Casa Real belga explicou o porquê do descontentamento com o anúncio. “Dissemos-lhes que não estávamos satisfeitos por eles terem usado uma imagem do rei na sua campanha. A imagem do rei Philippe não pode ser explorada para fins comerciais”, afirmou Pierre-Emmanuel De Bauw.
A responsável pela comunicação da Restaurants Brand International, empresa que detém o franchise belga do Burger King, já fez saber que está a ser avaliada a hipótese de alterar a campanha, apesar de garantir que não houve qualquer contacto por parte da realeza belga.