O príncipe Henrique da Dinamarca, 83, escolheu não ser enterrado ao lado da mulher, a rainha Margarida, no mausoléu real da Catedral de Roskilde. A atitude é mais uma forma de protesto por nunca lhe ter sido atribuído o título de rei consorte. “Não é segredo nenhum que o príncipe ficou infeliz durante muito anos com o título que recebeu da monarquia dinamarquesa. Esse descontentamento cresceu cada vez mais nos últimos anos”, explicou Lene Balleby, chefe de comunicações do palácio, ao jornal dinamarquês BT. “Para o príncipe, a decisão de não ser enterrado ao lado da rainha é a consequência natural de não ter sido tratado da mesma forma que a sua mulher – ao não ter o título e o papel que desejou”, continuou, acrescentando que a decisão foi aceite pela monarca.
Henrik aposentou-se em janeiro de 2016, aos 81 anos, depois de 40 anos de serviço. Apesar de de tudo, a representante da família real sublinha que este deseja ser enterrado na Dinamarca e não no seu país natal, a França.
Henrique da Dinamarca recusa ser sepultado ao lado da mulher
Descontente por nunca lhe ter sido atribuído o título de rei consorte, o príncipe gera nova polémica ao recusar-se a ser enterrado ao lado da rainha Margarida.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites