![GettyImages-521562066.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2020/01/11240390GettyImages-521562066.jpg)
Getty Images
A Casa Real dinamarquesa emitiu esta quarta-feira um comunicado sobre o estado de saúde e a doença que foi diagnosticada ao príncipe Henrique, de 83 anos. “Após uma longa investigação e, mais recentemente, uma série de exames realizados durante o verão, a equipa de médicos do Rigshospitalet concluiu que Sua Alteza Real o príncipe Henrique sofre de demência.
O diagnóstico implica uma degeneração da função cognitiva do príncipe. A extensão da falha cognitiva é maior do que se esperava para uma pessoa da sua idade e pode refletir-se em mudanças de comportamento, reações, juízos de valor e emoções, portanto pode afetar a sua interação social.
Como consequência deste diagnóstico, o príncipe reduzirá as suas atividades e o seu patronato e representações honoríficas irão ser avaliadas.
É desejo da rainha e da família real que o príncipe tenha a tranquilidade que requer esta situação”, pode ler-se na nota.
Recorde-se que o marido da rainha Margarida retirou-se da vida pública há de um ano e meio. No passado mês de agosto, esteve no centro da polémica depois de ter declarado que não queria ser sepultado ao lado da mulher.