Foi a 20 de novembro de 1947, que Isabel de Windsor e o príncipe Filipe da Grécia e da Dinamarca trocaram alianças na Abadia de Westminster perante dois mil convidados, numa cerimónia que foi transmitida ao vivo na rádio para 200 milhões de ouvintes.
Os dois conheceram-se em julho de 1939, quando a atual rainha de Inglaterra tinha apenas 13 anos durante uma visita da família real ao Royal Naval College de Dartmouth, onde Filipe, então com 18 anos, estudava, sob o patrocínio do seu primo e tutor lord Louis Mountbatten, herói da II Guerra e futuro vice-rei da Índia. Sete anos depois, em 1946, o casal anunciava o noivado e, no ano seguinte, estavam casados.
Para assinalar a data, este domingo, 19 de novembro, foi divulgada a fotografia comemorativa em que o casal posou na Sala Branca de Desenho do Castelo de Windsor.
Também no início de outubro, a Casa da Moeda do Reino Unido (Royal Mint) criou uma coleção especial de moedas em ouro e prata para comemorar os 70 anos de casamento de Isabel II e o duque de Edimburgo. Uma das faces conta com os rostos dos monarcas de perfil, enquanto a outra mostra o casal a montar a cavalo, rodeado pela frase “O amor conjugal juntou-os na felicidade 1947-2017”.
Isabel II, de 91 anos, e o Duque de Edimburgo, de 96, são o primeiro casal real britânico a celebrar as bodas de platina. Da união de 70 anos nasceram quatro filhos: a princesa Ana e os príncipes Carlos, André e Eduardo.