A confidência aconteceu durante uma cerimónia anual que premeia o aluno, das escolas primárias do condado de Norfolk, com o melhor projecto de estudos religiosos. Numa visita à Sandringham House, Ellen Clay assistiu ao momento em que a filha, Emily, de dez anos, foi presenteada com uma bíblia, oferecida pela própria rainha Isabel II. Nessa altura, a monarca britânica fez revelações sobre a natureza da relação entre os netos, George, de quatro anos, e Charlotte, de dois.
“A rainha perguntou se a Emily tomava conta do irmão e eu respondi que era mais o contrário. A rainha disse-me que era o mesmo com a princesa Charlotte e o príncipe George”, afirmou Ellen.” A rainha estava a sugerir que a Charlotte é que olha e cuida do George, e não o oposto. É frequente que os filhos mais novos sejam mais confiante. É o síndrome do segundo filho.”, acrescentou Tom, pai de Emily, que, curiosamente, foi também presenteado com a mesma oferta, em 1990.
A confiança da princesa Charlotte não é um traço de personalidade desconhecido. Afinal, ainda há uma semana a filha do príncipe William e de Kate Middleton surgiu alegre otimista, nas fotografias do primeiro dia de creche, não se mostrando nada incomodada com a novidade de começar uma nova rotina e ir conhecer novas pessoas.