Este ano, a 42ª edição do Festival Internacional de Circo de Montecarlo marcou uma data particularmente especial: a comemoração dos 250 anos do circo moderno.
O príncipe Alberto e a princesa Stéphanie revelaram a placa de homenagem a Philip Ashtley, o homem que, há mais de duas centenas de anos, inventou um espetáculo que dura até aos dias de hoje. Ashtley nasceu em Inglaterra e foi lá que pôs em prática o show circense. Estabeleceu um diâmetro de 13,5 metros nas pistas e é essa medida que, ainda hoje, se usa como padrão.
A ida ao circo é uma tradição bastante enraizada na família real do Mónaco. Stéphanie, em particular, tem uma relação muito próxima com o espetáculo, devido à influência do pai, Rainier, que fundou o festival. Desde a sua morte, em 2005, é a princesa quem o dirige.
Stéphanie chegou a ter um romance com um domador de elefantes, Franco Knie, em 2002. Durante a relação, acompanhou o circo em que ele trabalhava e viajou por toda a Europa. Porém, no ano seguinte, apaixonou-se pelo acrobata português Adans López Peres, e foi com ele que, durante um ano, partilhou alianças.
Charlene, esposa de Alberto, não esteve presente no evento. A filha de Stéphanie, Pauline, também não passou despercebida. Optou por um look prateado, com um top de renda preto e lábios vermelhos. O irmão, Louis, fez-se acompanhar por Marie Chevallier, a namorada de longa data.